Hortas Comunitárias: Cascais atribui novos espaços de cultivo na Quinta dos Lombos | Carcavelos

Cascais tem novos espaços de cultivo. No sábado, 14 de janeiro, a Câmara de Cascais entregou dez novos talhões na horta comunitária da Quinta dos Lombos, a moradores da União das Freguesias de Carcavelos e Parede. Ao todo, esta horta comunitária tem agora 35 parcelas.

“É uma forma de termos alimentos mais saudáveis, conseguir ter uma atividade fora do trabalho e conviver com outras pessoas”, adianta Ivone Silva, moradora na Quinta dos Lombos, que irá nesta horta cultivar alfaces, chuchus, cenouras e rúcula, entre outros produtos.

“Depois de dois anos de experiência destes hortelões, que tão bem tratam as hortas, foi possível alargarmos a capacidade desta horta comunitária, com a inauguração de dez novos talhões e dar oportunidade de dez novas pessoas para vir partilhar deste belíssimo espaço”, referiu Nuno Piteira Lopes aquando da inauguração do alargamento da horta comunitária da Quinta dos Lombos.

A moradora Regina Margarido apostou num espaço de cultivo para explicar “ao pequenino de onde vêm os produtos. Vai ser criativo para ele mexer na terra”, referiu.

“É um espaço intergeracional, onde moradores de todas as idades partilham experiências e histórias de vida, criando laços de amizade e de vizinhança que de outra forma não seria possível", adiantou o vereador Nuno Piteira Lopes, dando exemplos de testemunhos de munícipes.

O valor de investimento nesta intervenção ascendeu os 15 mil euros.

A horta comunitária da Quinta dos Lombos foi criada em 2013. Nesta segunda fase de intervenção, a autarquia reaproveitou o terreno ainda disponível e acrescentou dez talhões aos 25 já existentes, delimitando as parcelas de cultivo com uma área média de cerca de 30mcada, tendo ainda instalado um novo abrigo para guardar ferramentas, bem como um espaço destinado a contentores para compostagem. No total, a horta comunitária dos Lombos abrange uma área total de 470 metros quadrados.

Esta é uma resposta da autarquia à crescente procura de pequenos espaços para cultivo por parte da população local.

Mais informação sobre o Programa de Hortas Comunitárias e inscrições aqui