Inauguração de espaços lúdicos inclusivos abertos à comunidade em escola de Cascais

Foi inaugurado, na Escola 2+3 António Pereira Coutinho, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o edifício dos espaços lúdicos inclusivos para alunos com necessidades educativas especiais (NEE) do concelho, bem como uma Sala Terapêutica Snoezelen para usufruto da comunidade em geral.

Esta obra resulta de uma proposta do Orçamento Participativo (OP) 2014. Integra uma ludoteca e uma biblioteca, tendo a autarquia tomado a iniciativa de acrescentar ao projeto inicial uma sala terapêutica à qual será atribuído o nome de Sala Snoezelen Fernanda Gama, docente da escola, recentemente falecida, impulsionadora do projeto.

O investimento neste projeto foi de 300 mil euros (OP 2014), tendo a autarquia disponibilizado mais 14.500 euros para equipamento da ludoteca, aquisição de materiais lúdicos e implementação de formação a docentes do concelho de educação especial, de todos os Agrupamentos de Escolas de forma a possibilitar a especialização de profissionais na utilização da sala Snoezelen.

A terapia Snoezelen compreende a estimulação multissensorial ao nível da comunicação, da relação interpessoal, do humor e da interação com o ambiente. A formação, com início previsto para fevereiro, é dirigida a docentes de educação especial. Conta com a colaboração do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais. Integra uma componente teórica, de compreensão da estrutura conceptual e uma componente prática que passará pela identificação de metodologias e instrumentos de intervenção específicos para os diferentes casos apresentados em crianças com NEE.

A gestão dos novos espaços inclusivos da Escola 2 +3 António Pereira Coutinho ficará a cargo da AISA – Associação de Apoio Social Nossa Senhora da Assunção. Nestes espaços encontram-se disponíveis os seguintes serviços: CAF (Componente de Apoio à Família 2.º e 3.º ciclo) que inclui apoio à realização dos TPC's, atividades lúdicas de livre escolha, ateliês programados no domínio desportivo e artístico, bem como apoio psicológico, terapia da fala, fisioterapia, terapia ocupacional, apoio pedagógico e sala Snoezelen.

Recorde-se que em 2016, a Câmara Municipal de Cascais inaugurou na Escola Básica e Secundária da Cidadela, uma unidade de ensino estruturado para alunos do secundário. A primeira, exclusivamente criada para alunos do concelho, com necessidades educativas especiais, que frequentem o ensino secundário.