Instituições debatem políticas e problemáticas da coesão e inclusão no Centro de Congressos do Estoril

Sob o tema “Coesão e Inclusão - Apanha a Onda” decorre nos dias 28 e 29 de maio no Centro de Congressos do Estoril a conferência da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Em parceria com a Câmara Municipal de Cascais o debate reúne técnicos e responsáveis. O encerramento conta com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Este será um espaço de reflexão e debate sobre políticas que promovam a inclusão e a coesão, designadamente, na saúde, participação social e cívica, emprego, habitação, transportes e espaços públicos que reunirá reconhecidos académicos, promotores sociais e autarcas. Segundo a organização, “importa ter presente neste espaço de debate e de reflexão os promotores sociais que, diariamente, respondem com eficácia aos problemas sociais e querem ter voz ativa na definição e na construção de respostas sociais adequadas à dinâmica do desenvolvimento das suas comunidades promovendo a coesão social”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e José Carlos Batalha, Presidente da (UDIPSS), estarão presentes na abertura do primeiro painel do dia subordinado à promoção e proteção da saúde e aos desafios para as IPPSS’S.

A partilha de boas práticas faz também parte do programa em que serão apresentados projetos como o Vitamimos – Projeto “Eco Chefes”; Associação Mundo a Sorrir – Projeto “Aprender a Ser Saudável”; Associação Prevenir – Projetos “Eu posso” e “Crescer a Brincar”; Centro Comunitários da Paróquia de Carcavelos – Projetos “Esperança de Recomeçar” ; Centro Comunitários da Paróquia de Carcavelos – Projeto “Mercearia do Centro”; Cozinha com Alma; CERCICA – Agricultura Social e Loja de Produtos Biológicos; AJU – Programa “Recriar”; Fórum Municipal de Cascais Contra a Violência Doméstica – “Programa Contigo”.

No segundo dia de trabalhos haverá uma mesa redonda com deputados de vários grupos parlamentares cuja moderação estará a cargo de Frederico Almeida, vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Cascais.

O encerramento da iniciativa contará com a presença de Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Inscrições em http://www.udipss-lisboa.pt/images/pdf/Inscricao.pdf