Ironman 70.3 Cascais bate todos os recordes

Cascais acolhe, pela primeira vez em Portugal, o Ironman 70.3, uma das 22 provas do circuito mundial a disputar na Europa, num percurso de 1,9 km de natação, 90,1km de bicicleta e 21,1km de corrida.

A primeira edição do Ironman 70.3 em Cascais já bateu vários recordes. “Temos um recorde mundial de inscrições. 2200 participantes na prova mais 300 crianças inscritas no Ironkids, 72% de presença estrangeira na prova, de 66 nacionalidades diferentes e 630 portugueses inscritos”, disse Jorge Pereira diretor geral do Ironman Portugal, na conferência de imprensa realizada a 1 de setembro no Hotel Quinta da Marinha Resort-Casa do Lago.

"Este evento terá um impacto direto na economia local a todos os níveis. Dos 2500 atletas, se multiplicarmos por dois acompanhantes por atleta, numa presença de quatro a cinco dias em Cascais pode superar este ano os 6 milhões de euros para o concelho”, salientou ainda Jorge Pereira.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, agradeceu a todos os cascalenses que estiveram no terreno para preparar esta prova e a todos aqueles que de uma forma ou de outra terão algumas mudanças no seu dia- a-dia, enquanto decorre a prova. “Em Cascais sabemos receber e gostamos de o fazer. Estão presentes atletas de 66 nacionalidades diferentes, ou seja temos todos os continentes representados. Cascais será falado nesses países, em alguns até pela primeira vez, um impacto muito positivo para o nosso concelho”.

A Ironman precisa de toda uma logística por detrás para a realização de uma prova desta envergadura. “Há muita paixão e vontade nesta equipa portuguesa que organiza prova, e Cascais tem recursos humanos e logísticos para receber os atletas e acompanhantes”, enalteceu Stefan Petsching diretor de operações e desenvolvimento da Ironman para a Europa, a África e o Médio Oriente, durante a conferência de imprensa.

“Pôr Cascais no mapa mundial do Triatlo, com a realização desta grande prova, é a consagração de Cascais como um município que sabe organizar e receber. É uma mais-valia para o nosso concelho”, disse Miguel Arrobas diretor municipal da Câmara Municipal de Cascais e participante na prova.

“É fantástico para mim e para Cascais, a terra que me acolheu, a realização desta prova. Será uma experiência fabulosa, uma prova muita boa e bonita de se fazer” disse a triatleta Vanessa Fernandes. Para além de Vanessa Fernandes, Bruno Pais triatleta português também irá marcar presença no Circuito Mundial Ironman 70.3 Cascais.

Saiba mais sobre o IRONKIDS (sábado, 2 setembro) e IRONMAN (domingo, 3 de setembro), cortes de trânsito e percursos.