Jardim Ruy Athouguia no Bairro das Caixas na Parede

O Bairro das Caixas na Parede, no ano que faz 55 anos, dispõe agora de um novo jardim, obra realizada no âmbito do Orçamento Participativo de 2014. O Jardim Ruy Athouguia, em homenagem ao arquiteto autor do projeto deste bairro. Considerado um dos expoentes máximos da arquitetura modernista portuguesa.

Para além disso toda a zona envolvente do bairro foi requalificada, incluindo um parque de estacionamento. O que começou com uma candidatura ao Orçamento Participativo, culminou numa intervenção global no Bairro das Caixas, dividida em três fases: o Jardim Ruy Athouguia, uma obra OP, (por concurso público), uma segunda fase de requalificação do parque de estacionamento e zona envolvente do jardim (zona oeste), já concluída. E uma terceira fase (zona este), projeto este em desenvolvimento,  que inclui alguns arruamentos do Bairro das Caixas. Estas últimas intervenções a cargo da Cascais Próxima.

“A União das Freguesias Carcavelos/Parede é uma das freguesias que mais candidaturas apresentou e ganhou no âmbito do Orçamento Participativo”, disse Zilda Costa e Silva, presidente da junta das freguesias. “ Neste caso, começa por um OP e somos confrontados pelos moradores para ampliar esta obra do jardim: autarcas e população começam a ter outra postura graças ao OP, mais interventiva, mais ativa” acrescentou Zilda Silva.

Isabel Espada, uma das proponentes desta candidatura, referiu que “este projeto ao OP permitiu que todos os habitantes do bairro, todos os envolvidos participassem de forma ativa, aproximou-nos como vizinhos, como amigos, como pessoas que estão reunidas para um objetivo comum, num processo que se iniciou há quatro anos, cuja obra está hoje realizada”.

A Associação de Moradores do Bairro das Caixas nasceu do grupo dos quatro proponentes desta candidatura. “A própria dinâmica do OP permitiu que nós percebêssemos que precisávamos de uma intervenção mais organizada, mais estruturada e mais consistente, uma intervenção para o futuro, o Orçamento Participativo criou essa possiblidade e nós agarramo-la”, acrescentou Isabel Espada.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, deu os parabéns a todas as equipas da Câmara Municipal envolvidas neste projeto. “O Orçamento Participativo de Cascais, é uma referência a nível nacional e internacional, o que é para nós um orgulho”, enfatizou o autarca.

“Foi uma obra que durante todo o seu processo, desde o inicío até hoje, teve vários desenvolvimentos,  a própria população já não acreditava que o jardim fosse construído, fizemos reuniões, explicámos aos moradores os obstáculos que tínhamos que enfrentar e definir como os ultrapassar. Ao restabelecer os graus de confiança entre as partes envolvidas, foi possível levar este projeto para a frente”, salientou Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, no final da inauguração do Jardim Ruy Athouguia.

Com uma área de cerca de 9000m2, o jardim conta com um grande relvado na zona central, cercado por uma orla de árvores e arbustos. Uma pista de jogging com cerca de 300m, onde será possível passear ao longo de todo o jardim, correr, andar de bicicleta. Adjacentes a esta pista existem quatro estações com equipamentos de  recreio infantil e quatro estações para exercício físico para adultos. Na zona nascente os mais novos têm uma pirâmide de cordas para trepar.

Esta obra OP do jardim representou um investimento municipal de cerca de 290 mil euros. A requalificação da zona oeste um investimento municipal de cerca de 250 mil euros.