Jornal de Angola destaca intervenção de Carlos Carreiras sobre cidades sustentáveis

Jornal de Angola destaca a intervenção do Presidente da Câmara de Cascais durante o Fórum Económico realizado nos arredores de Luanda subordinado ao tema "Cidades Sustentáveis".

Carlos Carreiras alertou os seus pares da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) para a necessidade de gestores públicos e privados encontrarem outros meios de financiamento para custear os 4,5 triliões de dólares anuais necessários ao desenvolvimento dos aglomerados populacionais.

Citando dados do Banco Mundial, o Presidente da Câmara de Cascais, que falava sobre o “Financiamento das Autarquias” sublinhou que as cidades “vão perder 330 mil milhões de dólares por ano em consequência de catástrofes naturais”.

Estes valores obrigam “qualquer governo a um maior investimento e cooperação estreita entre entidades públicas e privadas”, apontando para a abertura de novas cadeias económicas geradoras de valores e prosperidade.

“A tendência demográfica da Europa, em particular de Portugal, indica que mais pessoas viverão nas zonas urbanas do que nas regiões rurais, colocando uma enorme pressão sobre o desenvolvimento das cidades. A expansão das cidades para acompanhar a taxa demográfica vai exigir muito investimento em infraestruturas”, disse.

Durante a Assembleia Geral das cidades lusófonas, Cascais foi reeleita para a vice-presidência da organização e escolhida para acolher a cimeira da UCCLA em 2018. A UCCLA tem como secretário-geral o português Vitor Ramalho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, a organização do encontro da UCCLA é “uma responsabilidade e uma honra”, num ano particularmente relevante para Cascais. “2018 é um ano em que colhemos os frutos da nossa orientação estratégica: organizamos a Capital Europeia da Juventude, porque temos trabalho para mostrar na política de juventude; organizamos o Biomarine, o maior congresso mundial ligado aos assuntos do Mar, porque temos políticas de desenvolvimento do cluster dos Oceanos; e, por fim, organizamos a Assembleia Geral da UCCLA, porque concedemos prioridade à promoção e desenvolvimento da Lusofonia”.

A UCCLA foi fundada em 1985 pelo antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa Nuno Krus Abecasis e engloba atualmente 41 cidades (23 membros efetivos e 18 membros associados) de quatro continentes.