CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens Repórteres para o Ambiente reúnem-se em Cascais até 3 de novembro

70 Jovens Repórteres para o Ambiente oriundos de 8 países reúnem-se a partir de hoje em Cascais para investigar sobre resíduos. Sob a égide da Associação Bandeira Azul da Europa e com o apoio da câmara Municipal de Cascais, o encontro arranca às 9h30 no Hotel Baía e contará com a presença de Paulo Lemos, Secretário de Estado do Ambiente, Catarina Vieira, vereadora da Juventude e José Archer, Presidente da ABAE, e Fernando Egídio Reis, Diretor Geral da Direção Geral da Educação.

31 de outubro | 9h30 | Sessão de boas vindas | Auditório do Hotel Baía em Cascais

 

2 de novembro | 9h30 | Conferência de imprensa e apresentação de conclusões | Auditório da Casa de Histórias Paula Rego

 

Realizada no âmbito do projeto "Litter Less Campaign" coordenado pela FEE internacional - Foundation for Environmental Education, este workshop prático de jornalismo ambiental visa possibilitar aos jovens participantes a oportunidade de investigar e reportar sobre diversas vertentes relativas à produção e gestão de resíduos a nível local, nacional e global. 

 

Neste contexto serão abordadas diversas temáticas como: os resíduos marinhos e os microplásticos; gestão dos resíduos elétricos e eletrónicos; práticas de gestão de resíduos em unidades hoteleiras, restaurantes, supermercados e marina; reutilização de materiais; formas de redução, reutilização e reciclagem no concelho de Cascais. 

 

A sessão de boas-vindas realiza-se dia 31 de outubro, às 9h30, no Auditório do Hotel Baía em Cascais e conta também com a participação de Philippe Saugier - o criador do projeto Jovens Repórteres para o Ambiente em 1994; Pedro Marcelino um jovem português que participou num Missão de investigação jornalística no Ártico no âmbito deste projeto há 18 anos; Nuno Vinagre da Cascais Ambiente, que abordará a problemática dos resíduos em Portugal e particularmente em Cascais; e Paula Ferreira em representação do Projeto Marlisco e da Associação Portuguesa de Lixo Marinho. 

 

Os 70 Jovens Repórteres para o Ambiente presentes são oriundos de 8 países (Israel, Canadá, Cazaquistão, Macedónia, Itália, Alemanha, Letónia, Eslováquia, Turquia) e vão estar em Cascais até dia 3 de novembro, sendo que os trabalhos produzidos serão apresentados dia 2 de novembro, às 9h30, em conferência de imprensa no Auditório da Casa de Histórias Paula Rego. Serão depois publicados na página nacional JRA e nas páginas internacionais Young Reporters for the Environment e Litter Less Campaign. 

 

Concurso Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente


Refira-se que o Concurso Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente foi recentemente atribuído ao trabalho "Miosótis-das-Praias, um “umbigo” raro em extinção no Parque Natural Sintra-Cascais" sobre o Banco Genético Autóctone, realizado pelos alunos do Colégio Valsassina. Um 1º lugar nacional que coloca, mais uma vez, em destaque o património cascalense.

 

 

Sobre o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente | É uma iniciativa da FEE internacional presente atualmente em 30 países. Implementa-se em Portugal desde 1996 abrangendo a nível nacional cerca de 70 escolas do 3º ciclo e do ensino secundário e profissional.

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0