Lançada a 1ª pedra para a sede do Parede Foot-Ball Club

A manhã de domingo de Carnaval vai ficar na história do Parede Foot-Ball Club, com o lançamento da primeira pedra para a nova sede. A cerimónia contou com a presença do presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, do vereador Nuno Piteira Lopes, da presidente da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, Zilda Costa da Silva, do Reverendo padre Octávio Morgadinho, do presidente da direção do Parede Foot-Ball Club, Fernando Piedade, membros da direção do clube e demais entidades e convidados.

Este é um investimento da Câmara Municipal de Cascais que vai orçar em 1.350.000.00 € e que visa fomentar uma dinâmica desportiva na freguesia, tendo como conceito imperativo convidar diferentes gerações à prática desportiva. Esta poderá ser exercida em torno do edifício construído e de um espaço envolvente exterior que irá ser objeto de requalificação, numa interação entre o desporto e o lazer.

Visivelmente emocionado, Fernando Piedade, afirmou que: “ Esta sede é uma aspiração antiga de sócios e atletas do Parede Foot-Ball Club que agora se vê concretizada”. O presidente da direção agradeceu, ainda, todo o apoio que a Câmara Municipal tem dado ao clube na concretização “do sonho de mais de duzentos atletas que hoje levam mais longe o nome de Cascais e da Parede a torneios nacionais e internacionais.”

A nova sede do Parede Foot-Ball Club para além de acolher o “Espaço Sede" que contempla os escritórios, pretende ser um local de encontro para sócios e jogadores do Clube. O projeto inclui também zonas de comércio, restauração e serviços, bem como um ginásio, sala polivalente desportiva, balneários e apoios vários.

Carlos Carreiras lembrou que “ Este é um projeto de toda uma comunidade que se junta em torno do Parede Foot-Ball Club”. O presidente da câmara esclareceu também que “as verbas necessárias para a obra foram asseguradas pelo clube quando disponibilizou os terrenos onde se situava o antigo pavilhão para as residências do Montepio.”

O autarca afirmou, ainda, que “ este é um caso de justiça e do cumprimento de um compromisso antigo" devido não só aos sócios e atletas atuais, mas também daqueles que “ há 89 anos tiveram o ensejo de lançar o Parede Foot-Ball Club que está hoje bem vivo e com muita força”.

A conclusão dos trabalhos de construção da obra da nova sede está prevista para final do segundo trimestre de 2018.

Sobre o Parede Foot-Ball Club| A Juventude da Parede tinha ambição de ter a sua agremiação desportiva, para que esse sonho fosse uma realidade criaram um movimento que levou à constituição de um grupo de jovens que conseguiram criar o Parede Foot-Ball Club que viria a ser fundado a 08 de fevereiro de 1928, contando atualmente com 900 sócios.

O Parede Foot-Ball Club  tem nos seus quadros cerca de 287 atletas, distribuídos  pelas seguintes modalidades e escalões: Hóquei em Patins - Seniores, Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13, Escolares, Benjamis e iniciação, num total de 127 atletas; Hóquei Patins Veteranos “o Parede” conta com duas equipas, 30 atletas; Na Patinagem Artística o Clube tem 57 atletas a praticar esta modalidade em todos os escalões; Na modalidade de patinagem de velocidade (patins em linha) 34 atletas.

O Clube conta com 18 praticantes na modalidade de Dança e 15 atletas no Shorinji Kempo (Artes Marciais).