LandArt Cascais 2012 – Festival de Arte na Paisagem

Arte, Ambiente e Jazz a 14 de abril

A 4ª edição da iniciativa, a decorrer no Parque Natural de Sintra-Cascais, inaugura a 14 de Abril de 2012

No dia 14 de Abril de 2012, a LandArt Cascais reabre as portas, pelo 4º ano consecutivo. A iniciativa, a decorrer pelo 3º ano no Parque Natural de Sintra-Cascais, entre 14 a 1 de Julho, terá como programa inaugural uma visita guiada às obras em exposição, finalizando com um concerto de Jazz.
Semelhante às edições anteriores, a exposição contará com visitas guiadas à Quinta do Pisão, oficinas de Landart (para adultos), concertos de jazz e conversas com os autores das intervenções artísticas.

A dispersão das intervenções artísticas ao longo do espaço, previstas nesta exposição, surgem como um novo desafio que visa promover a visita e a descoberta do Parque Natural de Sintra-Cascais. Tendo como objetivo o envolvimento do Homem com todo o tipo de criações artísticas, a LandArt Cascais propõe ao visitante, uma nova perspetiva sobre a arte, ambiente e cultura.

Internacionalmente destacados, os artistas presentes na 3ª edição desta iniciativa, a ter lugar na Quinta do Pisão, são nomes como Rablaci, Eduardo Malé, Ricardo Lalanda, Ana Vieira e Catarina Câmara Pereira.
No Centro Cultural de Cascais poderá, também, visitar as exposições de Luis Filipe Jacinto Vicente e Susana Tereso, autora de “Parques Urbanos” e “Lisboa Nua”, intensas obras que ligam a essência da natureza com a mais pura forma de arte.

As Oficinas de LandArt serão dirigidas por André Banha e Dalila Gonçalves, artistas conceituados portugueses licenciados em Artes Plásticas com obras de renome como 'Kneaded Memory' , de Dalila Gonçalves.

Os espetáculos temáticos de Jazz, a decorrer na Quinta do Pisão, serão promovidos pelo Jacc – Jazz ao Centro Clube, que se farão acompanhar por conceituados artistas do género musical como Maria João, João Farinha e Jeb Bishop. Estes são alguns dos nomes sonantes com que poderá contar nos seus finais de tarde.

Tendo como principal referência a dinamização e abertura dos espaços naturais ao público, como a Quinta do Pisão, a LandArt Cascais convida-o a visitar as exposições, a decorrer durante o evento, e a desfrutar de um concerto de jazz no seu final de tarde.

LandArt Cascais
A Land art foi um movimento que surgiu durante a década de 60 e que resultou do reencontro artístico do Homem com a natureza, como resposta ao contexto socioeconómico vivido nos E.U.A.. Desse reencontro surgiram obras impossíveis de confinar numa galeria ou num museu, efémeras e construídas essencialmente com materiais provenientes da paisagem onde se inseriam.
• A LandArt Cascais pretende, longe de um espírito revivalista, promover uma ligação íntima entre a paisagem, o Homem e a obra. Simboliza assim a aliança entre a fruição do ambiente natural e a descoberta de novos temas culturais, que impulsionam a criação de espaços de interação e conhecimento, sustentando a memória coletiva da população na sua dimensão histórica, cultural, ambiental e artística.

• LandArt Cascais 2012
• De 14 de Abril a 1 de Julho
• Quinta do Pisão, Parque Natural de Sintra-Cascais e Centro Cultural de Cascais