CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais volta a receber o Lisbon & Estoril Film Festival

Entre os dias 6 e 15 de novembro, está de regresso o Lisbon & Estoril Film Festival. Dirigido por Paulo Branco, o LEFEST volta a promover a transversalidade entre as várias artes, através da partilha e confronto de ideias entre cineastas, artistas e público. Este ano está confirmada a presença dos realizadores Wim Wenders e Jonathan Demme, e do ator e encenador Luís Miguel Cintra, que serão homenageados.
Veja aqui o video de apresentação do evento.
 
O Lisbon & Estoril Film Festival 2015 volta a decorrer entre Cascais e Lisboa, onde os principais palcos serão o Casino Estoril - que vai receber a gala de abertura -, Centro Cultural de Cascais e Casa das Histórias Paula Rego, bem como, o Centro Cultural de Belém, Cinemateca Portuguesa e Teatro Nacional D. Maria II, equipamentos para os quais estão previstos a exibição de filmes, espetáculos, exposições e outras sessões especiais. Espaços como o Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas e o Museu da Água fazem também parte da programação.
 
À semelhança de edições anteriores, o LEFFEST dedica uma série de homenagens e retrospetivas a grandes figuras do mundo do cinema.
 
Este ano, Paulo Branco destaca a projeção de filmes e a leitura de poemas de Luís Miguel Cintra, “um dos melhores atores nacionais, não só do cinema como do teatro”, a exposição do realizador alemão Wim Wenders e a presença do cineasta Jonathan Demme, autor de filmes como "O silêncio dos Inocentes", "Filadélfia", "Selvagem e perigosa" e o recente "Ricki and Flash".
 
Os escritores Don DeLillo, Hélia Correia e John Berger e os realizadores Elia Suleiman e Benoît Jacqout também estarão no festival. 
 
“Esta não é uma passadeira vermelha, nem uma coleção de nomes de personalidades. Este festival é um esforço que fazemos para que os cidadãos possam ter acesso direto a uma conversa, em debates e masterclasses, com vários conceituados nomes da 7ª arte e não só”, explicou Paulo Branco, produtor, na sessão de apresentação da 9ª edição do LEFEST.
 
[O LEFFEST] é “mais do que um festival. É uma responsabilidade cívica”, realçou Paulo Branco anunciando ainda a exposição de fotografia "WARonWALL – The Struggle in Syria", de Kai Wiedenöfer que retrata a atual situação de refugiados sírios, que terá como palco o Paredão Cascais-Estoril.
 
A par dos convidados internacionais, de várias áreas artísticas, o LEFFEST apresentará alguns dos filmes exibidos - e em alguns casos premiados - ao longo dos últimos meses em festivais internacionais. "Mia Madre", de Nanni Moretti, "Heart of a dog", que Laurie Anderson mostrará em Portugal, "Right now, wrong then", de Hong Sang-Soo, e "Knight of cups", de Terrence Malick, são quatro dos filmes programados para o festival.
 
Em português, há dois filmes no Lisbon & Estoril Film Festival 2015: "Montanha", de João Salaviza - em competição - e "Jogo de Damas", de Patrícia Sequeira - fora de competição.
 
O filósofo José Gil será o curador do simpósio internacional "Bigger than life" sobre loucura e criação artística.
 

Toda a programação do LEFFEST 2015 em www.leffest.com ou www.facebook.com/leffest

 

 
 
 
 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0