CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lisbon & Estoril Film Festival regressa de 7 a 16 de novembro

De 7 a 16 de novembro está de regresso o Lisbon & Estoril Film Festival, para apresentar o que de melhor se faz no mundo da 7ª arte. Considerada a “mais ambiciosa de todas”, esta oitava edição conta com a participação de 60 realizadores, atores, artistas, escritores e outras personalidades de todo o mundo, que vêm mostrar obras em todos os sectores.
Procurando inovar todos os anos, o LEFFEST mantém viva a descoberta de novos talentos e a garantia da melhor seleção de filmes em competição, para além da homenagem a personalidades marcantes através de retrospetivas ou mostras integrais. Os grandes homenageados são John Malkovich e Maria de Medeiros, num festival que abre debruçado sobre a moda e o teatro e fecha com o simpósio “Ficção e realidade: para além do Big Brother”, com a colaboração ativa de Julian Assange e a participação já confirmada do juiz Baltasar Garzón e de Juan Luís Cebrian entre outras personalidades.
 
Garante Paulo Branco, diretor do LEFEST que nunca antes o festival teve “um grupo tão homogéneo e heterogéneo de personalidades ao mesmo tempo – eles próprios se complementam uns aos outros – o que vai permitir discussões e reflexões importantes. Temos dois temas: a Moda, a abrir, e a Vigilância a fechar que podem suscitar debates muito interessantes e temos um grupo de filmes muito representativo do que de melhor se faz em termos de produção mundial, seja “main stream”, seja obras menos conhecidas de grandes realizadores mas que merecem toda a atenção”.
 
Contente com o resultado de um esforço que já dura há oito anos, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, classifica a decisão municipal de continuar a apoiar o Lisbon & Estoril Filme Festival de “teimosia” e explica: “Este festival é uma teimosia porque continuamos de uma forma militante a apostar em algo que se insere na política global da Câmara, com recurso às receitas provenientes da zona de jogo do Estoril e que traz retorno para a economia local”. 
 
Teimosia também porque apesar de as receitas terem vindo a baixar consideravelmente, o desafio se mantém: “só nos obriga a ser mais seletivos para garantir a qualidade dessa oferta”, sustenta o autarca que considera ser o LEFFEST “um festival de arte, porque se foi alargando a outras manifestações artísticas”. 
 
Este ano os homenageados são John Malkovich e Maria de Medeiros. O primeiro, além da antestreia da produção internacional “Variações de Casanova”, de Michael Sturminger, que terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, dia 8 de novembro, a obra do ator será alvo de um tributo que realça as suas diversas facetas – ator de teatro, realizador e produtor com a exposição “Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photografic Masters”, que estará patente no centro de Congressos do Estoril durante o festival. 
 
Trazendo ao LEFFEST uma dezena de filmes em que se apresenta como atriz, a homenagem a Maria de Medeiros é sobretudo uma “oportunidade maravilhosa”, como ela própria refere, de mostrar o seu trabalho “que ainda é completamente desconhecido aqui em Portugal. Alguns dos filmes que vão ser mostrados nesta retrospetiva são completamente inéditos em Portugal”, esclarece (o CCE acolhe ainda outra mostra, mas de litografias inéditas intitulada “Here & Now” da autoria de David Lynch e Jean-Michel Alberola). 
 
Para Maria de Medeiros, este mês de novembro vai ser, de resto, “uma festa”: “vou ter oportunidade de, logo antes do Lisbon & Estoril Film Festival apresentar os meus concertos, desta vez, também como autora, compositora e intérprete do meu trabalho “Pássaros Eternos”. Logo a seguir começa o festival de cinema, o que lhe causa “uma alegria enorme”, porque, para Maria, “música e cinema estão intimamente ligados” e não poupa elogios ao trabalho de Paulo Branco e respetiva equipa: “acho muito interessante este festival ser tão abrangente e além do cinema ter um espetáculo vivo, uma peça de teatro que se vai apresentar, conferências, espetáculos. É muito bom”.
 
No âmbito das comemorações dos 650 anos da elevação de Cascais a vila, o Lisbon & Estoril Film Festival exibe numa sessão especial alguns dos primeiros filmes realizados em Portugal que retratam aspetos de Cascais, a começar por “Boca do Inferno”, de 896.
 
 
Além de dar voz aos cineastas raros – por exemplo este ano apresenta-se fora de competição o que de melhor se faz no cinema soviético – o festival tem procurado abrir novos caminhos e públicos à produção cinematográfica portuguesa. 
 
Ao longo de 10 dias há lugar a experiências e reflexão através de uma programação diversificada que abrange não só as melhores produções cinematográficas, mas também, ao vivo, várias manifestações artísticas, masterclasses, debates e simpósios.
 
Na abertura do festival será apresentada, em espetáculo único, a peça “Os belos dias de Aranjuez”, de Peter Hendke, com encenação de Tiago Guedes e participação dos atores Isabel Abreu e João Pedro Vaz, que retrata a dificuldade que há em amar e ser amado. “Para ser representado é um grande desafio para transformar as imagens em palavra dita. Está a ser um trabalho duro mas recompensador porque o texto é belíssimo e tem imagens muito fortes”, destaca Tiago Guedes. 
 
O Lisbon & Estoril Film Festival decorre em: 
Lisboa – no Cinema Medeia Mundial, Espaço Nimas, Fundação Calouste Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa, além do CCB que acolhe a abertura e o encerramento com o concerto de Arto Lidsay & Band;
Cascais – no Centro de Congressos do Estoril e no Casino Estoril
 
Os bilhetes já estão à venda e variam entre 5 euros para filmes em competição, homenagens, retrospetivas, Cinemart e sessões especiais e 7 euros para filmes fora de competição. Há também um pack de 10 bilhetes para sessões diferentes (máx. dois filmes fora de competição) que custa 30 euros.
 
O preço dos bilhetes para os espetáculos varia entre 10 e 25 euros.
 
Destaques
 
Simpósio ”Ficção e Realidade: para além do Big Brother” – 14, 15 e 16 de novembro, entrada 10 euros (3 dias), 5 euros (1 dia)
O simpósio ”Ficção e Realidade: para além do Big Brother” vai contar com a participação de Julien Assange, Roberto Saviano, Noam Chomsky, Juan Luis Cébrian, Baltasar Garzón, Eben Moglen, Philippe Aigrain e Jérémie Zimmermann, entre muitos outros.
 
Exposição de litografias inéditas Centro de Congressos do Estoril, durante o Lisbon & Estoril Film Festival 2014
David Lynch e Jean-Michel Alberola apresentam uma A exposição intitula-se “Here & Now” e estará patente no.
 
Peça “Os Belos Dias de Aranjuez”, de Peter Handke, 12 de novembro,  Pequeno Auditório do CCB, entradas de 12 a 15 euros
Os atores Isabel Abreu e João Pedro Vaz protagonizam a encenação da peça “Os Belos Dias de Aranjuez”, de Peter Handke, que está a cargo de Tiago Guedes. A peça será levada à cena no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém
 
Concerto de Arto Lindsay & Band, CCB, 16 de novembro, entradas de 10 a 25 euros
Inserido na cerimónia de encerramento do Lisbon & Estoril Film Festival 2014, o concerto de Arto Lindsay & Band será mais um dos pontos altos do festival, um concerto muito aguardado que fechará a digressão europeia do músico norte-americano.
 
Mais informações em http://www.leffest.com/pt
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0