Livro conta 88 anos de história dos bombeiros de Alcabideche

A obra “Bombeiros de Alcabideche 1927-2015” foi apresentada esta semana e pretende retratar os 88 anos de história desta Associação e Corpo de Bombeiros.

Dos autores Manuel Eugénio e José Fialho, o trabalho reúne vários meses de exaustivas pesquisas recuperando diversos arquivos fotográficos e noticiosos, trazendo o máximo de veracidade à obra. Uma reunião de eventos, pessoas e histórias que há muito estavam por contar. “Demorei dois anos e meio. Andei de porta em porta a pedir elementos à população, além dos documentos da associação de bombeiros”, diz o escritor Manuel Eugénio, antigo funcionário da Câmara de Cascais.

“Já estamos a guardar mais história para fazer uma segunda edição”. Vai ajudar o munícipe a entender bem a instituição que os serve”, acrescenta o comandante dos Bombeiros Voluntários de alcabideche, José Palha Gomes. Para obter um exemplar deverá solicitá-lo junto dos serviços de secretaria. Cada um tem um custo de 15,00€+IVA.

Para o presidente da Câmara Carlos Carreiras, a obra tem um simbolismo especial. “Acima de tudo é um reconhecimento que devemos fazer aos nossos bombeiros e que foi escrito por dois grandes cidadãos de Cascais, o Manuel Eugénio e o nosso colega também de Câmara, José Fialho. Este livro é o nosso reconhecimento para uma instituição que está sempre presente quando nós precisamos. É a primeira a chegar num acidente, numa aflição, numa doença”, explica o autarca.

O livro foi apresentado por António Sala. “Tenho uma ligação muito afetiva aos bombeiros de Alcabideche. Já em iniciativas anteriores pediram a minha ajuda e eu estou sempre pronto”.