LUMINA 2015 - Festival da Luz traz a Cascais 40 artistas de 15 países | 11 a 13 de setembro

As “Quatro Estações da Luz” são o tema da 4ª edição do LUMINA Festival da Luz que decorre em Cascais de 11 a 13 de setembro e conta com obras oriundas de diversos países espalhadas ao longo do Percurso da Luz, proporcionando momentos de descoberta, magia e grande emoção junto do público.
O LUMINA chega a 2015 mais luminoso que nunca. Uma imperdível constelação de momentos urbanos que inclui instalações multimédia dinâmicas, video-projeções monumentais e esculturas interativas, mas também workshops, contribuindo para o seu caráter participativo. O circuito atravessa espaços criteriosamente escolhidos (jardins, praia, Cidadela, Baía, recantos da vila) para serem vividos em família e entre amigos (ver destácável com mapa do percurso e informação sobre as obras).

Criado e produzido pelo ateliê OCUBO, com direcção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, o LUMINA é um conceito de experiência urbana reconhecido pelo alto nível da qualidade artística, extrema diversidade das linguagens plásticas e total acessibilidade dos conteúdos. O LUMINA é cada vez mais uma forma extraordinária de viver a noite, em plena harmonia com a paisagem, o lugar e a comunidade.

Este ano participam mais de 40 artistas oriundos de 15 países. Em estreia absoluta vão estar artistas vindos da Austrália, EUA, Turquia e Espanha (informação detalhada sobre as obras).

Com investimento da Câmara Municipal de Cascais e apoios de outras entidades - incluindo embaixadas e privados - o LUMINA é um evento único que reforça a identidade de Cascais e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho. Os elevados números do turismo na vila provam que este investimento na diversificação tem tido sucesso: Cascais está hoje mais atrativa e mais competitiva.

Nota: Para garantir a segurança dos milhares de visitantes esperados, a realização do Lumina implica cortes de trânsito (consultar comunicado).

TEMA
AS QUATRO ESTAÇÕES DA LUZ - Quatro estações do ano. Quatro atmosferas artísticas. Um passeio luminoso.
Aos visitantes deste ano é oferecido um surpreendente circuito distribuído por quatro percursos em sequência, correspondendo às quatro estações do ano. As Quatro Estações da Luz.
Na história da arte, abundam representações e reinterpretações das estações do ano. O LUMINA 2015 comenta este património cultural com visões contemporâneas da eterna arte da luz, num diálogo surpreendente com a tradição.
As sucessivas atmosferas do LUMINA 2015, ao mesmo tempo concretas e imaginativas, funcionam como um efémero calendário noturno: à Sagração da Primavera sucede-se a Noite de Verão, às Folhas de Outono a Viagem de Inverno!
LUMINA 2015. Nunca as estações de um ano inteiro nos passaram tão depressa nem tão magicamente pelos sentidos. Mais info: www.lumina.pt e www.cascais.pt.

ANO INTERNACIONAL DA LUZ 2015 | UNESCO
Ocubo é parceiro oficial do AIL2015 | UNESCO e o LUMINA 2015 é um dos inúmeros eventos oficiais que se integram na efeméride.
Em 2015, a Humanidade celebra o Ano Internacional da Luz (AIL). Por iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a Luz está no centro de um debate mundial sobre a forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O AIL 2015 é uma iniciativa global que sensibiliza os cidadãos para a importância das tecnologias ópticas relacionadas com a luz no nosso quotidiano. Oportunidade única para inspirar e educar a uma escala global.
Ocubo participou na cerimónia de abertura oficial do AIL 2015 na sede do edifício da UNESCO, em Paris, com o projeto multidisciplinar “Light is Here”, a convite do artista finlandês Kari Kola.