CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lumina - Festival de Luz 2014: Cascais transformada em Vila Luminosa

Durante três noites Cascais foi a vila mais luminosa do país. Foram as três noites do Lumina que pelo segundo ano consecutivo apresentou propostas de luz e som capazes de evocar magia em cenários tão diferentes como a Baía, Av. Valbom, Largo da Estação, Parque Marechal Carmona, Farol Museu de Santa Marta, Casa das Histórias Paula Rego, Museu do Mar - Rei D. Carlos, Centro Cultural, Cidadela e muitos outros num total de 26 obras apresentadas por 35 artistas de 12 nacionalidades diferentes.

Álbum 2

Álbum 1

Com a chuva sempre à espreita e às vezes bem presente, o Lumina - Festival da Luz 2014 atraiu, mesmo assim, milhares de pessoas que quiseram testemunhar a razão pela qual um dos mais prestigiados jornais britânicos o classificou entre os 10 melhores festivais de luz da Europa.

E quem passou por Cascais nestes dias confirmou o poder da arte em criar momentos únicos e deslumbrantes.

Ao longo de três noites as ruas da vila encheram-se de apreciadores que num vai e vem de incredulidade e deslumbre percorreram quilómetros seguindo o caminho da luz azul.

Da Baía ao Largo da Estação, da Av. Valbom à Cidadela e daí até à Marina e Parque Marechal Carmona, muito houve para apreciar. O festival estendeu-se por monumentos, parques e jardins e também pelo centro histórico, num percurso que obrigava a percorrer praticamente toda a vila.

Absolutamente inédita foi a possibilidade de passagem do público no fosso entre a Cidadela de Cascais e a Marina, onde facilmente se tinha a sensação de estar no fundo do mar.

Inserido no âmbito das comemorações dos 650 anos da Vila de Cascais, esta 3ª edição do LUMINA, 2ª no concelho de Cascais,  contou com 26 obras, oriundas de diversos países, expostas em 26 diferentes locais da vila, constituindo um percurso que proporcionou momentos de descoberta, magia e grande emoção junto do público.

Espetáculos de luz, esculturas, instalações luminosas que interagiam com os visitantes, projeções multimédia e vídeo mapping nos edifícios e locais mais emblemáticos da vila valorizaram a herança histórica local e proporcionar uma visita diferente a Cascais. Nuno Maya e Carole Purnelle, fundadores do ateliê OCUBO, são os criadores e diretores artísticos deste festival.

Na edição de 2014, o LUMINA Festival de Luz contou com centenas de voluntários que ajudaram os visitantes a encontrar o seu caminho, aconselharam percursos, informaram o público sobre as obras expostas, isto além de participaram na montagem e desmontagem das instalações multimédia, dar assistência a equipas técnicas.

Nesta edição os munícipes de Cascais também foram chamados a colaborar em workshops participativos relacionados com o festival, como seja, o workshop de Flores de Cascais ou com selfies para integrarem um espetáculo multimédia.

Saliente-se que a utilização de novas tecnologias que permitem uma maior eficiência energética torna este festival num evento inovador, tendo a seleção das obras tido em conta a relação “energia gasta versus público alcançado”.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0