Mergulho para todos é em Cascais | Autarquia organiza 2ª edição do Dive for All – Batismo de mergulho adaptado | Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Dive for All – Batismo de mergulho adaptado, promovido pela Câmara Municipal de Cascais. Esta é a segunda edição da iniciativa, que visa proporcionar uma experiência de mergulho a pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto em www.cm-cascais.pt.

Depois do sucesso da primeira edição, que decorreu no ano passado e na qual se registaram 10 participações, este ano a Câmara Municipal de Cascais pretende dobrar esse número. O Dive for All está assim aberto a pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada (temporária ou permanente) e/ou pessoas com necessidades especiais residentes no concelho de Cascais.

A iniciativa visa promover a integração social, sensibilizar a população para os desafios que se colocam a estas pessoas e incentivar à prática de atividades adaptadas, através da sua divulgação.

Numa primeira fase, os participantes terão a oportunidade de fazer cinco mergulhos experimentais na Piscina Municipal da Abóboda (dias 7, 14, 21 e 28 de setembro). Esta será uma preparação para familiarizar os participantes com os equipamentos e técnicas utilizadas em mergulho. Os inscritos serão acompanhados por instrutores da escola Cascais Dive Center, com largos anos de experiência nesta área e que irão prestar apoio nas aulas, bem como disponibilizar algum equipamento.

Na segunda fase, os participantes farão seu batismo de mergulho de mar, previsto para 12 de outubro, na praia da Duquesa, em Cascais.

O mergulho adaptado – Dive for all - é uma terapia que alcança importantes resultados. Além de promover a inclusão social e a prática de atividade física adaptada, permite ultrapassar alguns dos obstáculos normalmente encontrados em terra, atuando como uma forma de reabilitação física: as propriedades da água proporcionam uma sensação de leveza que facilita os movimentos, permitindo ao praticante deslocar-se muito mais facilmente neste meio do que em terra.

As inscrições terminaram dia 31 de agosto.