“Michel Giacometti e o Cante” | Mostra e documentário evocam tradição

Dia 26 de novembro irá saber-se o resultado da candidatura do Cante Alentejano a património cultural imaterial da Humanidade da UNESCO. Aproveitando estes últimos dias para homenagear esta forma identitária de expressão coletiva, a Câmara Municipal de Cascais tem patente no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril, a exposição “Michel Giacometti e o Cante”. A entrada é gratuita.

Nas vésperas da decisão da UNESCO e dado que o Museu da Música Portuguesa reúne o espólio de um dos maiores estudiosos da música popular portuguesa, Michel Giacometti, “o estrangeiro mais português de Portugal” nas palavras de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a autarquia decidiu realizar esta exposição, que cruza olhares de duas gerações sobre o Cante Alentejano.

Numa das duas salas apresenta-se a abordagem do etnólogo Michel Giacometti, através dos registos fotográficos que captou no Alentejo nas décadas de 60 e 80, que revelam a proximidade que teve com as populações e a forma vivida como captou a emoção e o sentimento alentejanos.

Na outra sala exibe-se, de forma contínua, o documentário “Lá Longe”, do jovem realizador David Mira, que acompanhou o Grupo Coral Estrelas do Guadiana, de Tires, um dos mais ativos grupos de Cante Alentejano com sede em Cascais e que pretende passar a mensagem de como se sente o Alentejo em Cascais.

“Este é um reconhecimento de Cascais a todos os Alentejanos que ajudaram a construir o nosso concelho e que nos trouxeram, com as suas atitudes e valores, a possibilidade de serem para nós inspiradores através da capacidade de ultrapassar obstáculos, dificuldades e tristezas e apesar de tudo, de continuarem sempre em frente”, afirmou Carlos Carreiras, justificando o apoio do município de Cascais, desde a primeira hora, à candidatura do Cante Alentejano à categoria de património cultural imaterial da Humanidade da Unesco.
Paulo Lima, coordenador da candidatura do Cante Alentejano, também presente na inauguração da exposição, reconheceu a importância deste tipo de iniciativas: “esta exposição não só é importante, como ajuda a fortalecer uma expressão forte do Alentejo fora do Alentejo”.

A exposição está patente ao público até 30 de junho de 2015, com entrada gratuita, no horário habitual do museu: 3ª Feira a domingo: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Informações: mmp@cm-cascais.pt | 214 815 904 | www.mmp.cm-cascais.pt