Millennium Estoril Open: Frederico Silva e Frederico Gil juntam-se aos melhores jovens tenistas do mundo

Frederico Silva recebeu esta tarde o primeiro de três wild cards para o quadro principal de singulares a participar no Millennium Estoril Open. O jovem tenista português é, juntamente com Frederico Gil, uma das estrelas nacionais que vai competir na prova do ATP World Tour, evento dotado de 440 mil euros em prémios que decorre no Clube de Ténis de Estoril entre 25 de abril e 3 de maio.
Na foto: João Zilhão, diretor Millennium Estoril Open, Filipa Caldeira, CEO FullSix, Carlos Carreiras, presidente Câmara Municipal de Cascais.

Oriundo das Caldas da Rainha, Frederico Silva é detentor de um dos mais importantes currículos nos escalões juvenis portugueses com a conquista de vários títulos nacionais e o único tenista luso a vencer títulos do Grand Slam – ao ganhar o Open dos Estados Unidos e Roland Garros na variante de pares rapazes. Com apenas 20 anos, já conquistou 3 torneios da categoria Future em singulares (e 7 em pares), encontra-se atualmente no 268º lugar da hierarquia mundial (o seu melhor ranking de sempre) e contribuiu recentemente para a vitória de Portugal sobre Marrocos na Taça Davis.

“É um prémio justo para um jovem que já ofereceu marcos importantes para o ténis nacional”, referiu João Zilhão, diretor do Millennium Estoril Open, na conferência de imprensa em que foi igualmente revelado outro wild card, desta vez para Frederico Gil, o primeiro português a jogar a final de um torneio ATP World Tour, chegando a ser 62º do ranking e que continua muito popular entre o público nacional. Ex-número um nacional, Frederico Gil encontra-se esta semana no 625º posto da classificação do ATP World Tour.

Sublinhando a relevância do Millennium Estoril Open enquanto veículo de promoção do país e da modalidade, João Zilhão, diretor da prova acredita que esta será “a grande festa do ténis português, com um papel relevante na mobilização, motivação e angariação de praticantes. Trata-se de uma nova organização e de um novo evento que irá assumir o estatuto de embaixador de Portugal no mundo e que vai promover o concelho de Cascais”.

A Câmara Municipal de Cascais, na figura do presidente Carlos Carreiras, teve um papel fundamental para assegurar a presença do Millennium Estoril Open no calendário do ATP World Tour. Um esforço recompensado pelo regresso a casa do ténis, como destaca o autarca: “Pela primeira vez na sua história, o maior torneio de ténis português joga-se no lugar que há mais duas décadas lhe empresta o nome: Estoril”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Confessando que a realização do Open no Estoril “envolveu desafios logísticos que se estão a ser ultrapassados”, Carlos Carreiras reitera: “vale sempre a pena por aquilo que é um enorme espetáculo desportivo que se liga à identidade de Cascais e tem impacto na economia local. E neste caso, também vai valer a pena por aquilo que promete deixar e potenciar melhores infraestruturas para o concelho”, salienta Carlos Carreiras.

Atualização de um clube histórico

A realização do torneio trouxe ao histórico Clube de Ténis do Estoril obras significativas que lhe darão um novo figurino de modo a acolher da melhor maneira os melhores do ténis mundial, mas também adeptos e convidados. Num total de 30 mil metros quadrados a intervenção que foi possível visitar no âmbito desta conferência de imprensa, abrange toda a zona envolvente, incluindo manutenção e reabilitação do clube, reparação de espaços verdes, criação de mais lugares de estacionamento, reforço da iluminação pública e privada e melhoria de acessibilidades.

Requalificação em números:
11.000 m2 de área asfaltada
1.700 m2 de calçada portuguesa
5.000 m2 de movimentos de terra

Infraestruturas montadas para acolher a prova:
3.500 m2 de área coberta do recinto, dos quais 2.400 m2 zona VIP
3.544 lugares no court central (438 disponíveis em 73 camarotes)
788 lugares no court n.º2
10 stands para restauração
25 stands para merchandising

Estacionamento gratuito no Autódromo do Estoril
Shuttles contínuos entre o Autódromo e o Clube de Ténis do Estoril
Estacionamento contíguo ao Clube de Ténis do Estoril para Sponsors, Convidados, Comunicação Social e Staff
Fun Center, dinamizado pela Federação Portuguesa de Ténis que organizará ações de fomento para os mais jovens, contando com a ajuda de alguns dos principais nomes presentes na prova, portugueses e estrangeiros
Sala de imprensa e serviços de apoio na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril vai funcionar – incluindo parque de estacionamento, restaurante e salas de conferência de imprensa.
Alunos da EHTE voluntários para apoiar organização do torneio em várias áreas

Organização 3LOVE | Empresa criada para assegurar a organização do torneio. O nome faz referência ao ‘love’ que faz parte da terminologia do ténis e ao carácter tripartido da sua composição – é formada pela U.COM (empresa com sede na Alemanha que é especializada na comunicação e organização de eventos), a Van Veggel (do empresário holandês e ex-tenista profissional com sede em Portugal, Benno Van Veggel, e Armindo Mirante), e a Polaris (do empresário Jorge Mendes).