Millennium Youth Project: jovens de S. D. de Rana em Bruxelas para promover objetivos do milénio

Está concluída a primeira fase do Millennium Youth Project que, entre 2013 e 2015, mobilizou centenas de jovens em torno dos Objetivos do Milénio. A câmara Municipal de Cascais foi o representante nacional neste projeto, através da Escola Secundária frei Gonçalo de Azevedo.
A festa de encerramento da participação das escolas realizou-se em Ixelles, município belga dinamizador deste projeto de Educação para o Desenvolvimento com o apoio da União Europeia. Segue-se agora, até 2016, a sistematização do trabalho feito num guião de boas práticas, a produzir pelos municípios participantes.

Aos alunos de Cascais coube trabalhar o terceiro objetivo do milénio, ou seja, “promover a igualdade do género e o empoderamento das mulheres”. O resultado foi agora apresentado em Ixelles, cidade vizinha de Bruxelas, no encerramento do projeto onde se juntaram 220 alunos do ensino secundário entre os 15 e os 18 anos, oriundos de sete países: Cascais (Portugal), Biarritz (França), Kalamu (República Democrática do Congo), Zababdeh (Palestina), Megido (Israel), Mizil (Roménia) e Ixelles (Bélgica).

“Correu tudo muito bem e estamos todos muito satisfeitos com o culminar deste projeto e com o impacto causado”, confirma Miguel Arrobas, diretor municipal da Coesão e Capacitação Social na Câmara Municipal de Cascais que acompanhou os 22 alunos da turma do 11.º A de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em S. Domingos de Rana.

O entusiasmo e motivação dos alunos foram motivos de grande orgulho também para as professoras que viajaram com eles até Ixelles, juntamente com o Diretor do Agrupamento, David de Sousa, para quem “esta foi uma oportunidade de os alunos receberem formação, participarem em atividades de sensibilização e implementarem um projeto, partilhando boas práticas. No decurso do projeto, foi também trabalhada a questão do combate à violência no namoro, o que é muito importante para os jovens hoje em dia”.

Com o apoio da Comissão Europeia, este projeto visa contribuir para a sensibilização dos cidadãos europeus e não europeus, alunos e docentes, para os problemas e as questões do desenvolvimento, o “Millennium Youth Project” procura também promover a compreensão das interdependências entre os países do norte e do sul. O trabalho prossegue até 2016, altura em que deverão ser apresentados pelos sete municípios envolvidos guiões de boas práticas que ajudem a concretizar os Objetivos do Milénio.

Para Cascais esta é uma forma de promover a juventude, questão central no concelho que está entre os cinco finalistas na corrida à candidatura para Capital Europeia da Juventude 2018.

Momentos Millennium Youth Project:
  • Abril 2013 – Arranque do projeto: encontro preparatório de coordenadores de cada município, Bélgica.
  • Setembro 2013 – Assinatura, em Cascais, do acordo que designa o estabelecimento de ensino representante a nível nacional.
  • Março 2015 – Missão “Planning Advocacy”, visita de trabalho de jovens belgas participantes a Cascais.
  • Maio de 2015 – Encontro de encerramento em Ixelles: alunos e professores dos 7 países parceiros reúnem-se ao longo de cinco dias. A avaliação final será conhecida no final de 2015.

Objetivos do Milénio (apresentados pela ONU, adotados por 191 estados membros a 8 de setembro de 2000 e que se pretendem alcançar até 2015): Erradicar a pobreza extrema e a fome; Atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os géneros e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.