CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mochila/assento vence 8.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio de Cascais

Maria Ferreira, criadora da C-Bag, uma mochila que combina um assento/encosto num só objeto, foi a grande vencedora da 8.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio de Cascais. Com um recorde de 106 candidaturas, os 13 projetos finalistas revelaram o potencial de muitos empreendedores de Cascais.

Fácil de montar e super confortável, a C-Bag é, para a sua criadora, Maria Ferreira, um produto para levar para a praia, festivais de verão, concertos, para todo o lado. Uma forma improvisada para descansar as pernas tantas vezes sujeitas a extensas horas em pé. Feliz e surpreendida, a empreendedora assume que “não estava à espera de receber este prémio. Acreditava no produto, mas havia ideias com muito potencial. Este concurso é uma ótima maneira de poder lançar produtos novos e perceber o que se faz de novo em Portugal. Cabe aqui tudo o que se quiser!”

“Todos os anos a qualidade dos projetos tem vindo a melhorar”, destaca Paulo Andrez, administrador DNA, facto que considera “muito gratificante. Vejo que na maior parte dos projetos os empreendedores já falaram com potenciais clientes o que faz toda a diferença entre meras ideias e projetos com capacidade para serem concretizados”.
 
Classificando o Concurso de Ideias de Negócio de Cascais como “um projeto muito interessante” Miguel Cruz, Presidente do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, vê no concurso da DNA Cascais “uma forma de lançar projetos inovadores”, reconhecendo que “alguns têm potencial para ter acesso a outros instrumentos, como o capital de risco ou financiamento dos Business Angels” e salienta: “duas coisas têm de ser claras: o caráter diferenciador do projeto e o seu potencial de mercado, ou seja a sua capacidade de resolver uma necessidade do mercado”. Para o responsável do IAMPEI “não há apoio ao empreendedorismo se não houver uma rede constituída por universidades, entidades como a DNA, bancos, entre outras entidades que podem ajudar a dinamizar projetos”.
 
Lançando o repto a novos candidatos para o ano 2015, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, reconheceu na cerimónia de entrega de prémios aos vencedores desta 8.ª edição do CINC, que “o Concurso de Ideias de Negócio já se afirmou por ele próprio e já se revelou uma verdadeira incubadora”. Para o autarca “este concurso é uma forma de Cascais ser um concelho mais competitivo e ajudar a criar postos de trabalho que são o bem mais escasso nos dias de hoje. Estes candidatos a empresários têm essa capacidade de acreditar que há um futuro”. 
 
Iniciativa de captação de ideias de negócio e de facilitação do acesso a fontes de financiamento, o Concurso de Ideias de Negócio do Concelho de Cascais foi criado pela Agência DNA Cascais - Cascais, um Concelho Empreendedor, para dinamizar o empreendedorismo no concelho. Desde 2006 foram apresentados 604 projetos por mais de 1600 empreendedores que assim deram a conhecer projetos inovadores em setores de atividade como Comércio/Serviços, Energia / Ambiente, Saúde, Turismo, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Empreendedorismo Social. 
 
 
 Categoria Energia/Ambiente
1º Lugar | Clean Dynamics - Sistema de recolha de microplásticos embutido nas embarcações, por forma a minimizar a poluição da água pelos plásticos e a consequente afectação da vida marinha. – Tiago Lamelas 
2º Lugar |Waynergy - Tecnologia inovadora que capta energia cinética libertada pelo movimento das pessoas ou veículos sobre o pavimento, transformando-o em energia elétrica – Francisco Duarte
 
 Categoria Comércio/Serviços
1º lugar  |C-Bag - Conceito inovador de mochila, que combina um assento/encosto num só objeto – Maria Ferreira
2º lugar |Eggcellent - Conceito inovador de refeição rápida e saudável. A base da refeição é o ovo, em forma de omelete. - Manuel Silva 
2º lugar | Oxyblack - Design, produção e comercialização de produtos em fibra de carbono – João Marques
 
 Categoria Saúde 
1º lugar | SmartPharmaceuticalAdvice - Aplicação mobile e plataforma Online desenvolvida com recurso a técnicas de Inteligência Artificial para apoiar no aconselhamento de terapêuticas não sujeitas a receita – Pedro Pina
2º lugar | Feel Fit - Espaço dedicado à prática de exercício físico e serviços complementares, com vista à promoção da saúde infantil, prevenção da obesidade e excesso de peso. – Diana Costa
 
 Categoria Turismo 
1º lugar | Parque Emoções - Parque temático com rotatividade temática e de atividades de lazer. – Carlos Ferreira
2º lugar | Advanced Bookings - Portal Online de reservas de hotéis no mercado B2C. Este portal diferencia-se pela existência de um cartão de descontos, exclusivo para os seus clientes.– José Brissos 
 
 Categoria Tecnologias da Informação e Comunicação 
1º lugar | AdWin - Plataforma Online assente num conceito de publicidade pull - o público é que escolhe a publicidade que lhe interessa ver. Na plataforma estão reunidos vídeos de várias marcas e a cada vídeo está associado um prémio. – José Soares 
2º lugar | MathVolution - Plataforma para aprendizagem adaptativa da matemática, 100% alinhada com os conteúdos escolares. Permite aos alunos praticar e aprender matemática de forma autónoma e ao seu ritmo. – Inês Santos 
 
 Categoria Empreendedorismo Social
1º lugar | Agenda 3 - Aplicação mobile para o sector da economia social, que pretende disponibilizar informações úteis, dando a conhecer as entidades, bem como os programas e ações que estas desenvolvem. - Sara Fernandes
2º lugar | Outsider Art - Loja Online para divulgação e comercialização de trabalhos artísticos, desenvolvidos exclusivamente por artistas com deficiência.  – Sofia Perestrelo 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0