Montepio Cascais Pro: 5ª etapa da Liga MOCHE 2015 até sábado

Até sábado, em Carcavelos, há Montepio Cascais Pro, quinta etapa da Liga MOCHE 2015, circuito que define o campeões nacionais de surf. Com o título feminino já decidido - Teresa Bonvalot sagrou-se bicampeã nacional na 4ª etapa - as atenções centram-se na discussão do título masculino, entre Tiago Pires e Frederico Morais
Foto: Frederico Morais, foto de Pedro Mestre, ANS

No feminino, com o título já decidido a favor de Teresa Bonvalot, que aos 15 anos se sagrou campeã nacional pela segunda vez consecutiva, a disputa pelo vice-título está aberta entre Carina Duarte, Carol Henrique, Ana Sarmento e Camilla Kemp.

No masculino, Tiago Pires e Frederico Morais são os únicos capazes de conquistar o título nacional, mas terão forte oposição em surfistas como Vasco Ribeiro (campeão nacional em título), Marlon Lipke, Pedro Henrique, Nicolau Von Rupp, Miguel Blanco, José Ferreira, Francisco Alves, Justin Mujica, Filipe Jervis ou os irmãos Miguel e Rodrigo Champalimaud (wildcards da etapa), entre outros.

Destaque para a quinta bateria da primeira fase, que conta com a presença dos três únicos surfistas portugueses que conquistaram o título europeu de surf profissional até hoje: Justin Mujica (em 2004), Marlon Lipke (em 2012) e Pedro Henrique (este ano – 2015) discutem entre si, na companhia de Manuel Morgado, a passagem ao segundo round do Montepio Cascais Pro.

João Vidal, Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes, campeões nacionais nas categorias sub-12 e sub-14 dos últimos anos, vão medir forças com os surfistas mais velhos e experientes.

Motivos não vão faltar, para não perder o Montepio Cascais Pro, quinta etapa da Liga MOCHE 2015, circuito que distribui mais de 70.000€ de premiação aos surfistas ao longo do ano, e que se realiza até ao próximo sábado, dia 10, em Cascais.

Ao nível dos troféus paralelos, o Montepio Cascais Pro contará com a habitual Renault Expression Session, um espectáculo à parte em que só a melhor manobra interessa para a vitória, sendo atribuídos, nas cinco etapas, 2.500€ anuais aos seus vencedores.

Também em disputa nesta última etapa estará o Ramirez Junior Award, um troféu que premeia os melhores juniores da Liga MOCHE com 2.500€ anuais e que conta com objetivos intercalados ao longo das cinco etapas mas que, no caso específico de Cascais, terá o seu foco nos surfistas sub-18 masculinos.

O Montepio Cascais Pro tem ainda alguns eventos paralelos importantes incluídos, distribuídos da seguinte forma (horários sujeitos a alterações, consoante competição e condições do mar):

Quinta-feira, 8 de outubro
08h00 – Call do primeiro dia de competição (Praia de Carcavelos)
10h00 – Acção MOCHE/Surf Rider Foundation, com escolas do concelho de Cascais
12h00 – Palestra Safe Surf promovida pela Allianz, com o surfista José Ferreira
15h00 – Aula de Surf MOCHE com escolas do concelho de Cascais
16h00 – Final Feminina do Montepio Cascais Pro

Sexta-feira, 9 de outubro
10h00 – Acção MOCHE/Surf Rider Foundation, com escolas do concelho de Cascais
11h00 – Aula de Surf Renault (30 participantes)
15h00 – Aula de Surf MOCHE, com escolas do concelho de Cascais
16h00 – Aula de Surf Renault (30 participantes)
17h00 – Renault Expression Session
21h30 – Allianz Portuguese Surf Film Festival (Casa das Histórias Paula Rego)

Sábado, 10 de outubro
12h00 – Aula de Surf MOCHE
14h00– Final masculina do Montepio Cascais Pro e coroação do campeão nacional
15h00 – Cerimónia de entrega de prémios do Montepio Cascais Pro
20h00 – Jantar de encerramento da Liga MOCHE e Portugal Surf Awards (acesso reservado)

Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em direto no MEO Kanal 202020; pela internet, em www.liga.moche.pt ; na app mobile Surf MOCHE, bem como na RTP e n’A Bola TV, através de resumos dedicados.

O Montepio Cascais Pro é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Montepio, Allianz Seguros, Renault, Montepio, Ramirez, Red Bull, o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, os parceiros oficiais RTP, GO-S.TV e Puro Feeling, bem como os media partners Mega Hits, A Bola, Surf Portugal, ONFIRE e Beachcam, contando também com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.