Mulheres em risco têm nova casa em Cascais

Cascais conta a partir de agora com mais um espaço de acolhimento para mulheres em situação de risco e de vulnerabilidade económica e familiar. A Casa do Farol foi hoje inaugurada, um apartamento cedido pelo município de Cascais à Associação ABLA que recuperou o imóvel e o tornou um verdadeiro lar para “iluminar o caminho de quem necessita de ajuda para (re)construir o seu projeto de vida” nas as palavras de Telma Teixeira Fernandes, diretora da ABLA.

“Ainda tinha sonhos, só não sabia como sair para os concretizar” referiu emocionada Maria, uma das muitas mulheres que a ABLA ajudou a reencontrar a felicidade pessoal. Ex-toxicodependente e mãe solteira, Maria, agora casada e mãe de mais uma criança, trabalha há 14 anos com a Associação que lhe deu a mão “num período negro da vida”. “ Sem a ABLA não teria conseguido reconquistar o meu lugar na sociedade e fundar o meu lar e a minha própria família” referiu a agora assistente social.

São mulheres como Maria, vítimas de violência, ex-reclusas ou numa situação de grande fragilidade social, familiar e económica para quem a ABLA, em parceria com o município de Cascais, criou esta nova casa que pretende ser um abrigo e um lar temporário não só para elas como para os seus filhos menores.

“A Casa do Farol é uma nova resposta social no concelho de Cascais para quem, num momento difícil de suas vidas, não consegue por si o (re)enquadramento social e profissional necessário para construir o seu projeto de vida” declarou Marta Almeida Carreira, coordenadora técnica do projeto.

“Aderimos há pouco tempo ao Movimento Cidade dos Afetos, e hoje, aqui neste local, é onde os afetos são levados efetivamente à prática” afirmou o presidente da Câmara de Cascais, após descerrar a placa que inaugurou, formalmente, a Casa do Farol. “Somos dos concelhos que mais impacto tem nas políticas sociais e isso só é possível com a colaboração de toda a comunidade, instituições e entidades públicas e privadas” acrescentou Carlos Carreiras que defende, assim, um modelo de democracia colaborativa para o concelho.

A ABLA é uma organização não governamental para o desenvolvimento e uma instituição particular de solidariedade social que existe há 33 anos que tem como missão servir a comunidade na área educacional, social e cívica de forma sustentável, com o objetivo de fortalecer o tecido social e a inclusão na sociedade.

Em 2005, a ABLA recebeu a Medalha Municipal de Mérito de Solidariedade por parte da Câmara Municipal de Cascais que tem trabalhado em parceria com esta associação luso-alemã na sua missão humanitária.

“A Câmara Municipal de Cascais tem muito gosto em contar com o dinamismo, competência e dedicação da Associação de Beneficência Luso-Alemã, fatores críticos para o sucesso que tem sido esta parceria, em prol dos nossos munícipes” disse o vereador da ação social, Frederico Pinho de Almeida.