Novo espaço no CRID subsidiado pelas juntas de freguesia | "Viver melhor para Vencer" apoia doentes oncológicos

Após alta hospitalar, os residentes nas freguesias de Cascais e Alcabideche, em tratamentos decorrentes de casos oncológicos e que se encontrem em situação socioeconómica debilitada, podem contar com o novo espaço "Viver melhor para Vencer". Criado no âmbito do acordo de colaboração assinado hoje, sexta-feira, dia 5 de abril, entre CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes e as Juntas de Freguesia de Cascais e de Alcabideche, este espaço vai permitir apoiar os doentes nas despesas com tratamentos médicos realizados no Centro de Medicina Física de Reabilitação daquela instituição.

Sala cheia para assistir à assinatura do acordo de colaboração para criação do espaço "Viver melhor para Vencer". Um espaço onde os residentes nas freguesias de Cascais e Alcabideche podem realizar tratamentos após alta hospitalar na sequência de casos oncológicos e que agora passa a contar com o apoio das JUntas de Freguesia de Cascais e Alcabideche.

Presentes na cerimónia de assinatura do acordo, Fernando Teixeira Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, e Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais, teceram os mais rasgados elogios ao CRID que nos últimos anos tem apoiado sozinho dezenas de doetes nestas condições. Agora alarga-se o financiamento disponível graças ao apoio de até 10 mil euros proveninetes das juntas de freguesia.

Também presnete na ocasião, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cacsais, fez questão de elogiar a iniciativa das JUntas de Freguesia, nesta rápida resposta a uma necessidade premente.

Lurdes Rocha Vieira, presidente do CRID explica que este apoio era fundamental, pois “o Serviço Nacional de Saúde passou a não comparticipar, criando muitas dificuldades a quem já não pode pagar mais nada. No último ano, o CRID apoiou, com recurso a muito trabalho voluntário, 82 doentes que precisavam de drenagens linfáticas, por exemplo”, acrescenta a responsável.

Com cerca de 150 atendimentos diários, o Centro de Medicina Física de Reabilitação do CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, tem vindo a prestar apoio em tratamentos após alta hospitalar na sequência de casos oncológicos a dezenas de residentes nas freguesias de Cascais e Alcabideche. Um apoio que, como adianta Lurdes Rocha Vieira, presidente do CRID, “o Serviço Nacional de Saúde passou a não comparticipar, criando muitas dificuldades a quem já não pode pagar mais nada. No último ano, o CRID apoiou, com recurso a muito trabalho voluntário, 82 doentes que precisavam de drenagens linfáticas, por exemplo”, acrescenta a responsável.

Esta despesa adicional para a instituição vai agora ser comparticipada, até 10 mil euros, pelas Juntas de Freguesia de Alcabideche e Cascais, que passam a colaborar com o CRID no novo espaço "Viver Melhor para Vencer". “Este é um projeto inovador especialmente pensado para os doentes oncológicos do Concelho de Cascais”, explica Lurdes Rocha Viera. “É uma ajuda complementar em valências inerentes ao imprescindível tratamento hospitalar que recebem, minorando assim as grandes dificuldades que os doentes oncológicos e seus familiares encontram no sistema de Saúde já de si sobrecarregado”, acrescenta deixando o repto: “queremos que possa ser alargado em breve a todo o concelho!”.

O CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada na Rua de Faro, Pai do Vento Amoreira. Apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, esta instituição integra a Rede Social do concelho, proporcionando enquadramento a deficientes de todas as tipologias. Para um futuro a curto prazo tem em desenvolvimento a construção, assegurada pela Câmata Municipal de Cascais,  de uma Complexo Social Integrado inclusivo, intergeracional e inovador, que possa dar resposta às necessidades residenciais dos deficientes que acompanha, alem de criar um centro ocupacional para deficientes profundos, mas também de outras famílias do concelho nas valências de lar, centro de dia, apoio domiciliário, creche inclusivas, entre outras.