Obras candidatas ao “Prémio Paula Rego” mostram-se em Cascais

Os 61 trabalhos que concorrem à primeira edição do “Prémio Paula Rego” já podem ser vistos na Casa das Histórias Paula Rego (CHPR), em Cascais. Este prémio tem como objetivo incentivar os estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL), expondo e premiando o seu talento para contar uma história pessoal através do desenho.

O Prémio Paula Rego é uma iniciativa que “vai marcar o início da vida artística destes estudantes”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais na inauguração da exposição, a 28 de julho. Miguel Pinto Luz realçou ainda que a Casa das Histórias Paula Rego “é um espaço aberto à obra de todos os artistas portugueses e estrangeiros”.

Em representação de Paula Rego, a filha da artista Vitoria Willing relembrou o início da carreira da mãe que arriscou no seu tempo e que foi premiada por isso, adiantando ser uma honra estar numa “casa” que potencia “a obra de estudantes”.

Catarina Alfaro, curadora da Casa das Histórias Paula Rego destaca o facto de “o que a programação deste museu pretende é traduzir o modo como a obra de Paula Rego, sempre comunicante com o tempo presente, se constitui também como elemento diluidor das hierarquias e de diferenciação entre a arte erudita e a popular, arte contemporânea, artistas consagrados, artistas outsiders e outras possíveis diferenciações”.

O dia foi de festa para alguns dos alunos, uma vez que foi também a 28 de julho que terminaram a licenciatura. É o caso de Mafalda Oliveira Martins. “É também uma prenda. Tem um significado especial expor na CHPR. A Paula Rego é uma das artistas mais importantes do mundo e assume uma referência importante no meu trabalho”, um privilégio partilhado pela finalista Nicoleta Sandulescu. Por sua vez, Rita Martins, aluna do terceiro ano, enaltece: “Ainda não caí em mim. É uma experiência da qual não estava à espera tão cedo”.

As 61 obras foram selecionadas entre 118 admitidas.  O prémio consiste na aquisição da obra vencedora, que passará a integrar a coleção privada de Paula Rego e será entregue pessoalmente pela artista no dia 18 de setembro, data de aniversário da CHPR. Saiba mais sobre o Prémio Paula Rego.