Parque infantil, zona de lazer e estacionamento em Matarraque

O Bairro de Matarraque, na Freguesia de São Domingos de Rana, está dotado de um novo parque infantil, uma zona de lazer e de churrasco e estacionamento. Um espaço totalmente recuperado, que convida ao encontro dos moradores de todas a idades.

A tarde de 11 de setembro foi animada em Matarraque. Os moradores juntaram-se para a inauguração de um parque infantil, num espaço onde há mais de 40 anos um grupo de amigos já tinha instalado um parque infantil, retirado há alguns anos.

“A partir de hoje, Matarraque está muito mais rica, graças a este trabalho. A obra valorizou muito a vida quotidiana das pessoas. Sentimo-nos felizes por termos visto algo feito e de um valor estimável”, realça José Antero Sousa, ali morador e um dos impulsionadores do desenvolvimento deste bairro. Em 1974, António e um grupo de amigos decidiram construir um parque infantil e dar uma nova vida a Matarraque. Um desses amigos é Manuel Pereira de Moura que, presente na inauguração, recordou que “aqui não havia um palmo de alcatrão. Não havia ruas. Pedimos dinheiro para colocar alcatrão nas ruas. Em 1974, com dinheiro que o concelho da revolução nos deu construímos um parque infantil, plantámos árvores. As coisas estragaram-se com o tempo. Há uns anos os equipamentos do parque foram daqui retirados e não mais voltaram”, diz Manuel Pereira de Moura. “Agora dá-nos muito prazer, muita alegria de vermos esta obra aqui feita”, adianta.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Cascais deixou “um reconhecimento público a este jovens há mais tempo que há mais de 40 anos tiveram a iniciativa de, com o seu trabalho, deixar infraestruturas para a comunidade. Eram tempos incomparáveis com os de hoje”. Carlos Carreiras acrescenta que esta é “uma intervenção muito importante não só pelo arranjo do espaço, mas também porque permite à comunidade encontrar-se, partilhar e unir-se” e nesse sentido desejou o presidente da Câmara de Cascais aos moradores que sejam muito felizes neste espaço de encontro para uma comunidade que se quer coesa e mais forte”.

Maria Amélia Amaral vive em Matarraque há 55 anos. “As mais valias deste espaço são 100 por cento. Está engraçado. É um espaço que está feito para juntar avós e netos”, diz maria Amélia Amaral.