Parte significativa do PIB ibérico reunida em Cascais

Construir uma abordagem eficaz de “ataque” aos mercados latino-americanos e africanos foi a principal missão dos cerca de 40 CEO e administradores de grandes empresas portuguesas e espanholas reunidos na 1ª edição do Encontro Ibero-Americano, que se realizou dia 30 de setembro em Cascais, concelho que se afirma cada vez mais como plataforma de negócios internacionais.

Ver reportagem em video

Pode dizer-se que parte significativa do PIB ibérico esteve presente no Palácio da Presidência, na Cidadela de Cascais, já que o encontro internacional juntou os “patrões” de empresas como o Banco Sabadell, CAF, Repsol, Grupo Santander, La Caixa, Mapfre, Iberdrola, Indra, Tecnicas Reunidas e Uría Menéndez, do lado de Espanha, e da BIAL, Cimpor, TAP, Grupo Pestana, Mota-Engil, KPMG, Visabeira, SOFID, Porto de Sines, Rangel, Accenture, Euroatlantic, Travelport, do lado português, e ainda embaixadores de vários países da América Latina, de Espanha e de Andorra. Ao final do dia, o Vice Primeiro Ministro, Paulo Portas, juntou-se a esta reunião de definição de estratégia para o desenvolvimento económico entre a Península Ibérica e a América Latina.

Do lado espanhol houve reconhecimento da necessidade de “valorizar o potencial de conhecimento que os empresários portugueses têm da realidade africana”, que os empresários espanhóis não devem desprezar para o sucesso do seu negócio no mercado africano.

O novo acordo de comércio livre a estabelecer entre EUA e Europa, que impulsionará grande dinâmica económica nos dois lados do Atlântico, foi igualmente discutido, assim como a necessidade de as empresas se prepararem para essa nova realidade.

Superar e aligeirar as burocracias referentes aos trabalhadores provenientes da Europa que pretendem estabelecer-se na América Latina foi outra das conclusões do Encontro Ibero-americano.

O encontro visou ainda mobilizar os empresários portugueses a participarem na próxima Cimeira Empresarial da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) que precederá a XXIV Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo dos EUA e Europa de língua portuguesa e espanhola, que se realiza dias 8 e 9 de dezembro na cidade mexicana de Veracruz.

Nas palavras de boas-vindas, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, reconheceu ser “um prazer participar num jantar de amigos interessados na aproximação entre Espanha e Portugal, no que se refere ao tecido empresarial”.

Enaltecendo o papel da Câmara Municipal na promoção do nome de Cascais pelo mundo, Paulo Portas referiu ser fundamental “compreender o papel especialíssimo da América Latina de hoje na globalização”. “ O que Espanha e Portugal têm de diferente, relativamente à restante Europa é o relacionamento especial com os mercados emergentes não só da América Latina como de África, nomeadamente a língua comum”, referiu.

Segundo Paulo Neves, Presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), este encontro internacional de negócios foi um verdadeiro sucesso com o número de participantes a exceder as expetativas

Esta 1ª edição do Encontro Ibero-Americano foi organizada pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina, pela Fundación Iberoamericana Empresarial e contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.