Passos Coelho no encerramento do 1.º Congresso da DNA Cascais | “Estes resultados são muito significativos”

O Primeiro Ministro congratulou a agência municipal DNA Cascais pelo trabalho feito ao longo dos seus 7 anos de existência que possibilitou a criação de 244 empresas, tendo considerado que iniciativas como esta rompem com “algum imobilismo do poder local” no que concerne ao empreendedorismo.

Pedro Passos Coelho  esteve presente dia 15 de outubro na sessão de encerramento do 1.º Congresso da DNA Cascais, que decorreu na Casa de Histórias Paula Rego, em Cascais,  reforçando, assim, o seu apoio ao empreendedorismo. “Esta iniciativa rompeu, de certa maneira, com algum imobilismo que, ao nível do poder local, existia no empreendedorismo. Estes resultados são muito significativos”, considerou o Primeiro Ministro, referindo-se aos dados apresentados pela DNA Cascais.

“Este projeto não é apenas o de criar empresas, mas também o de fomentar o espírito empreendedor começando nas escolas”, destacou ainda o Primeiro-Ministro que reconheceu o projeto da DNA como “ambicioso, a longo prazo” e no “caminho correto”, lançando desde logo o repto para: “que se possa exceder ainda mais e contagiar muitas outras comunidades empreendedoras!”

Realçando que o principal objetivo da DNA foi “romper com interesses instalados, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, congratulou-se com os resultados obtidos: “Em oito anos, responderam aos nossos concursos 600 ideias de negócio – muitas delas transformadas em empreendimentos de sucesso e criámos uma geração de cascalenses empreendedores nas nossas escolas, formando 220 professores e mais de oito mil alunos que são a melhor garantia de futuro”.

A tudo isto junta-se o investimento que se traduz na criação de empresas e posto de trabalho, como fez questão de referir Carlos Carreiras: “em oito anos foram criadas 244 empresas que representam 1250 postos de trabalho e um investimento privado inicial de 25M€, tendo faturado cerca de 30 milhões de euros em 2013 e muitas delas exportam para todo o mundo. Falo apenas das empresas com sede no concelho. Porque se tivesse de incluir as que apoiamos via Business Angels, então os valores de faturação ascenderiam a 44 milhões de euros”.

Além da apresentação dos resultados destes primeiros oito anos da DNA Cascais, o I Congresso de Empresas DNA foi o momento certo para apresentar 36 novas empresas criadas ao longo de 2014, as quais garantiram a criação de 87 novos postos de trabalho imediatos, representando um investimento privado inicial de quase 6 milhões de euros.

As novas empresas dedicam-se a atividades como design e produção de equipamentos, animação turística, hotelaria e restauração, consultoria, plataformas web, aplicações para meios tecnológicos, saúde e beleza, entre outras.

Criada em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, a que preside Carlos Carreiras, a agência é uma associação sem fins lucrativos e a única incubadora com a certificação BIC (Business and Innovation Center) pela rede europeia EBN, na Região de Lisboa. Com localização em Alcabideche, no concelho de Cascais, alberga empresas em incubação física e virtual ligadas às Tecnologias de Informação, Engenharia, Comunicação e Design, Cultura e Instituições de Investigação ligadas a Universidades.

A DNA Cascais visa contribuir para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência na promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho de Cascais

36 Empresas novas com selo DNA Cascais Comércio e Empreendedorismo

1. KopoKool, Design e produção de recipientes térmicos em esferovite

2. Facilitas Healthcare – Cascais, Clínica de cessação tabágica e terapias anti-stress