Portugueses de Cascais agarram ondas gigantes no Cabo Raso e na Nazaré

As marés vivas e as ondas gigantes foram, mais uma vez, palco para os mais arriscados desafios de surf na costa portuguesa. A par do feito de Garret McNamara, o cascalense António Silva esteve na Nazaré onde dominou uma onda que lhe mereceu nomeação para o XXL Big Wave Awards e ser capa no prestigiado jornal “New York Times”. Em casa, no Cabo Raso, Ruben Gonzalez investiu mais uma vez na promoção das ondas gigantes de Cascais.

Foto: Ricardo Bravo

Aos 27 anos, António Silva, surfista de Cascais, está entre os cinco candidatos ao prémio mundial XXL Big Wave Awards - Maior Onda do Ano, no valor de 10.000 dólares e que reconhece as melhores e maiores ondas surfadas em  todo o mundo.

Foi o próprio Garrett McNamara, recordista mundial que confirmou o feito do português António Silva alcançado dia 11 de dezembro, nas ondas gigantes da Nazaré. Com a ambição de “ultrapassar os seus limites”, o surfista espera agora alcançar o prémio de Maior Onda que lhe  poderá ajudar a abrir novas portas no mundo do surf. Os resultados do XXL Big Wave Awards vão ser anunciados dia 3 de maio, numa gala especial a realizar na Califórnia.

No Cabo Raso, Ruben Gonzalez voltou a desafiar a onda gigante do concelho de Cascais que já em 2013 lhe valeu o vídeo “A onda escondida do Cabo Raso” (http://vimeo.com/75905266) realizado com o intuito de colocar Cascais no mapa das ondas gigantes.

Na companhia de amigos e também surfistas nacionais como Miguel Blanco, José Ferreira, Francisco Laranjinha, André Pedroso e Pedro "Pecas" Monteiro, Ruben Gonzalez utilizou a técnica tow-in que permite rebocar o surfista por uma mota de água até à onda. Caso tivesse remado para o pico principal da onda, Gonzalez teria, provavelmente, conseguido uma nomeação para o XXL Big Wave Awards.