Presidência Aberta leva autarcas de Cascais a visitar escolas do concelho

Quinze escolas do concelho de Cascais foram visitadas durante dois dias, 30 de setembro e 1 de outubro, no âmbito da Presidência Aberta levada a cabo pelo presidente da Câmara de Cascais, vereadores e demais autarcas cascalenses. Aproveitando a ocasião da visita, Carlos Carreiras inaugurou obras nas escolas básicas e jardins de infância, cujo investimento foi de três milhões e meio de euros. Inauguradas foram também obras em duas escolas referentes ao Orçamento Participativo de 2013, assim como o novo Polo Tecnológico de Formação da Escola Matilde Rosa Araújo, em São Domingos de Rana.

Ver video do segundo dia da Presidencia Aberta AQUI

No primeiro dia, a Presidência Aberta nas Escolas iniciou-se pelo Jardim de Infância da Parede, seguindo pelas escolas básicas de Cascais 4, de Bicesse e Jardim de Infância de Alcoitão. As obras inauguradas incluíram colocação de telheiros, repavimentação, pinturas, execução de campos de jogos, substituição de coberturas, impermeabilização e demais obras de requalificação dos espaços interiores e exteriores de forma a dotar as escolas básicas de melhores condições e mais segurança.

Ainda durante este primeiro dia de Presidência Aberta nos estabelecimentos de ensino, foram inauguradas nas escolas básicas de Alcoitão 1 e Alcoitão 3, as obras referentes ao “Sombras nas escolas, crianças na rua”, projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2013.  Como mencionou o Diretor do Agrupamento de escolas de Alcabideche, António Gomes: "Estas obras fazem parte de uma proposta que abrangeu cinco escolas do agrupamento de Alcabideche, onde se detetaram necessidades de coberturas e ensombramento de espaços exteriores. A ideia foi juntar essas necessidades comuns num único projeto que venceu o orçamento participativo de 2013, graças ao esforço conjunto da Associação de Pais, Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Cascais e de todo o Agrupamento."

Quase no arranque da fase de votação de mais uma edição do Orçamento Participativo, Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, a propósito da inauguração destas duas obras do OP 2013, reforçou a importância da participação de todos os cidadãos “na definição daquilo que acham que mais falta faz ao seu concelho seja na área da educação, seja em qualquer outra área” e salientou o facto de o “Orçamento Participativo de Cascais ser hoje uma referência não só nacional como internacional, graças ao empenho e participação de todos na definição dessas prioridades, mas, também porque há obra feita”.

Já no segundo dia desta Presidência Aberta nas Escolas, 1 de outubro, foram visitadas as escolas básicas do Murtal, Trajouce e o Jardim de Infância da Parede, com obras realizadas durante o período de férias letivas, igualmente de requalificação dos respetivos equipamentos e construção de horta pedagógica na EB1/JI nº1 do Murtal.

Nesse mesmo dia, a Presidência Aberta passou pelo novo equipamento escolar em execução – a Escola EB1 Padre Agostinho da Silva, cuja inauguração está prevista para Janeiro de 2016, uma obra orçada em mais de dois milhões de euros.

A Presidência Aberta terminou com chave de ouro, com o Presidente da Câmara Municipal de Cascais a inaugurar o Polo Tecnológico de Formação do Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo.

“Este Pólo é um sonho tornado realidade” confessou com entusiamo a Diretora do Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, Dra. Hélia Rodrigues que destacou a importância deste novo equipamento “para satisfazer um ensino de qualidade aos alunos que frequentam os cursos de Mecânica Automóvel de Ligeiros e Mecatrónica, assim como, cursos pós-laborais para adultos que graças a este Pólo se vão poder iniciar já a partir de novembro.”

Em jeito de balanço deste périplo pelas quinze escolas do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Cascais evidenciou o facto de a educação ser uma prioridade. “Intervencionamos este verão 20 escolas com obras de requalificação dos espaços exteriores e interiores, estamos a construir um novo equipamento escolar e inauguramos hoje um inovador Polo Tecnológico que irá dar resposta a cursos com muita procura no mercado de trabalho”. Para além disso, “aumentamos o pessoal não docente nas escolas do concelho em mais 135 pessoas e arrancámos com todos os docentes colocados, o que tornou este início de ano letivo um dos melhores de sempre” sublinhou Carlos Carreiras.