Prevenção de fogos florestais: visita ao Parque Natural Sintra-Cascais

O verão intensifica-se e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais está cada vez mais atento, de forma a evitar incêndios. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, visitou os espaços e meios disponíveis no Parque Natural de Sintra-Cascais, preparados para o período mais quente de 2016.

A aposta da Proteção Civil de Cascais é na prevenção: ações de silvicultura preventiva cobriram, em 2015, mais de 12 quilómetros na gestão de elementos combustíveis no Parque, e 8 hectares de cobertura no controlo de espécies infestantes e na plantação de espécies autóctones. Pedro Lopes Mendonça, comandante operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, afirma que “a manutenção passa por desbastar áreas com plantas potencialmente combustíveis, permitindo a replantação com espécies autóctones que, além de comuns nesta zona, dificultam a propagação dos incêndios”. “A intervenção planeada para este ano irá cobrir uma área mais extensa”, revelou.

O período mais crítico do ano acontece entre os dias 1 de julho e 30 de setembro, sendo designado por Fase Charlie. Nesta época, as intervenções de silvicultura preventiva da Proteção Civil são interrompidas, dando lugar a atividades de vigilância na Serra e restante área florestal do concelho. Os meios disponibilizados para estas ações passam pelos sapadores florestais, com o apoio dos Corpos de Bombeiros Voluntários do Concelho de Cascais, das Forças Armadas e da GNR.