Príncipe Aga Khan estuda grande investimento em Cascais | A primeira Academia Aga Khan na Europa pode abrir portas no nosso país

Cascais é o mais que provável destino de um dos maiores investimentos estrangeiros do ano em Portugal: a Aga Khan Academy. De visita por Portugal, Sua Alteza o Príncipe Aga Khan deslocou-se ao terreno que poderá acolher a primeira escola europeia da Rede de Academias Aga Kahn. E não escondeu o entusiasmo com o que viu num belíssimo local cravado entre a serra e o mar, na freguesia de Cascais, no final da A5. “Hoje foi-nos dada a honra de receber o Príncipe Aga Khan e, com isso, demos um passo decisivo para a concretização de contactos e conversações que decorrem há um ano e que, estou certo, podem em breve chegar a bom porto”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

A hipótese de uma Academia Aga Khan em Cascais representa um investimento de grande magnitude a todos os níveis, como explica Carlos Carreiras: “Falamos de um investimento extraordinário do ponto de vista do conhecimento e do ponto de vista social, uma vez que aqui, numa academia de excelência, podem vir a ser formados muitos líderes do amanhã; falamos de um investimento extraordinário do ponto de vista ambiental, uma vez que nos vai permitir encontrar uma solução para terrenos magníficos que têm estado sobre forte pressão urbanística; e, por último, falamos de um extraordinário investimento do ponto de vista económico, porque permite criar prosperidade e empregos.”

As conversações entre a Fundação Aga Khan e a Câmara Municipal de Cascais têm decorrido de forma intensa ao longo dos últimos meses e contam com o patrocínio do governo. Prova desse compromisso foi a presença do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que acompanhou Sua Alteza o Príncipe Aga Khan ao longo de toda a visita.

Depois de Carcavelos e Parede, que vão acolher os novos polos universitários da Universidade Nova de Lisboa - Nova School of Business and Economics, e da Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde, é agora a vez de Cascais entrar neste novo eixo do conhecimento. “Acreditamos que com a possibilidade de acolhermos a Academia Aga Khan, fechamos um ciclo extraordinário de atração de academias, de talento e de reconhecimento para Cascais que fará deste concelho um verdadeiro centro de conhecimento nacional.”

As Academias Aga Khan são uma rede global de escolas que através de um rigoroso programa académico de excelência reconhecido internacionalmente, o International Baccalaureate, formam alunos em ambiente internacional mas com o objetivo de fazer a diferença nas suas comunidades locais.