Produtos típicos, arte e música trazem Marrocos a Cascais

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e a Embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Karima Benyaich, inauguraram na sexta-feira, 7 de julho, as festividades das jornadas culturais de Marrocos em Cascais, no Mercado da Vila, no Museu Condes de Castro Guimarães e no Museu da Presidência, Cidade de Cascais, o evento celebra o 60º aniversário do início das relações diplomáticas com Portugal.

Os cheiros, os sons, os sabores, as cores, a arte, o artesanato e a música de Marrocos mostram-se no Mercado da Vila até ao próximo domingo (9 de julho).

“O Reino de Marrocos é um país amigo e a senhora Embaixadora uma amiga especial de Cascais” adiantou o presidente da Câmara de Cascais durante a inauguração do mercado marroquino. Esta iniciativa é “estarmos a cumprir aquilo que é a nossa identidade de Cascais, que é receber os povos de todo o mundo, várias culturas e religiões e sabermos integrar, sermos amigos. Isso é cada vez mais importante no mundo de hoje”, disse Carlos Carreiras.

“Apenas o Atlântico separa Marrocos de Cascais. Temos uma história partilhada”, salientou a Embaixadora do Reino de Marrocos, acrescentando que várias associações marroquinas trouxeram para as jornadas culturais em Cascais uma vasta gama de produtos.

No Museu Condes de Castro Guimarães está patente a exposição de tapetes marroquinos, “ A Gramática dos Sons e dos Silêncios”, composta por 19 tapetes de colecções particulares. Na inauguração da exposição, a Embaixadora do Reino de Marrocos referiu que as peças “refletem o conhecimento de diferentes regiões de Marrocos”.

Para Carlos Carreiras é “uma honra que Portugal conheça Marrocos através de Cascais”, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. “Recebemos os nossos vizinhos de braços abertos”, salientou durante a mesma cerimónia.

No Museu da Presidência, no Palácio da Cidadela, foi ainda inaugurada uma exposição de quadros da autoria de Moulay Youssef Elkahfai, “ O Desenho das Palavras”, inspirada no Rei poeta Al Moutamid Ibn Abbad, nascido em Beja, que se notabilizou como governador de Silves, Sevilha e morreu em Marraquexe.

MARROCOS EM CASCAIS |

Exposição de pintura “O Desenho das Palavras” de Moulay Youssef Elkahfai | Museu da Presidência | 7 a 23 julho | horário do Museu da Presidência

Exposição de Tapetes "A Gramática dos Sons e dos Silêncios" | Museu Condes de Castro Guimarães | 7 a 23 julho | 10h00 - 17h00

Mercado Marroquino |Mercado da Vila | Entrada livre