Proteção Civil | Exercício coloca alunos à prova | Escola Salesiana de Manique testa plano de emergência interno

Hoje, dia 16, às 8h40, na Escola Salesiana de Manique “ardeu o quadro elétrico” obrigando a evacuar toda a comunidade escolar. Tratou-se de um exercício no âmbito das comemorações nacionais do Dia Internacional de Redução das Catástrofes que mobilizou cerca de 2.000 estudantes, professores e pessoal não docente. O objetivo foi exercitar o Plano de Emergência Interno da Escola.
Fingindo haver um incêndio no quadro elétrico, os alunos foram chamados a abandonar com ordem e rapidez as salas. O objetivo era percorrer sem atropelos a distãncia que os separava dos locais previamente definidos como ponto de encontro em caso de catástrofe, neste caso, os campos de jogos da escola.

O exercício pretendeu acima de tudo avaliar a forma como alunos, professores e pessoal não docente percorrem corredores e caminhos, como se procede à contagem dos alunos e se em caso de necessidade a extração de vítimas e prestação de socorro decorre no menor tempo possível, em conformidade com o Plano de Emergência Interno da Escola.

O exercício foi organizado pela Etimanual, empresa de Higiene e Segurança no Trabalho responsável pelo Plano de Emergência Interno da Escola Salesiana. Contou ainda com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais e dos Bombeiros de Alcabideche que estiveram presentes na qualidade de observadores.

No final os alunos reuniram-se no auditório da escola onde além de algumas explicações sobre comportamento a adotar em caso de catástrofe escutaram mensagens de felicitação pelos trabalhos elaborados no âmbito do Projeto “ Escola resiliente”, no ano letivo 2014/2015.

Os mais curiosos puderam ainda visitar o VCOC – Veículo de Comando, Operações e Comunicações que funciona como posto avançado de coordenação sempre que há operações a decorrer.

Celebrado a nível nacional a 13 de outubro, o Dia Internacional de Redução das Catástrofes foi marcado este ano pelo desafio à população para parar às 10h13 e, em um minuto, cumprir três gestos básicos de proteção em caso de sismo: BAIXAR – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; PROTEGER – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e AGUARDAR – aguarde até a terra parar de tremer. Promovido pela ANPC, em parceria com diversas entidades parceiras, públicas e privadas, e inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (http://www.unisdr.org/we/campaign/iddr), este exercício visou envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.