RC44 na águas de Cascais de 23 a 27 de abril

As 12 equipas que concorrem no Campeonato de RC44 vão disputar as melhores pontuações nas águas de Cascais. Pelo terceiro ano consecutivo, as embarcações criadas por Russel Coutts vão correr em Cascais. São os mais prestigiados velejadores a competir naquele que é considerado um dos melhores campos de regatas da Europa e do mundo.

A RC44 Cascais Cup, segunda etapa do circuito de RC44, tem início amanhã em águas cascalenses com a presença de 12 RC44. A conferência de imprensa oficial da prova decorreu hoje, dia 22.04 nas instalações do Clube Naval de Cascais e contou com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Clube Naval de Cascais, José Matoso e dos velejadores Iain Percy (Artemis Racing), Vasco Vascotto (Peninsula Petroleum Sailing Team) e Andrea Pozzi (Bombarda Racing).

As equipas vão estar em Cascais de 23 a 27 de abril sendo que a partida para o primeiro dia de regatas vai ser dada na Baía de Cascais. Nos dias seguintes, contrariamente ao que sucedeu no ano passado, as regatas vão decorrer nos campos de regata ao largo de Cascais de modo a garantir melhores condições de vela.

Com o melhor line-up de sempre, de acordo com a organização, o RC44 não conta, este ano, com a presença de equipas portuguesas, mas tem “um conjunto de velejadores de exceção, tornando a prova cada vez mais difícil de vencer”, explicou a organização.

Na conferência de imprensa Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, sublinhou a importância da passagem, pelo terceiro ano consecutivo, dos RC44 por águas cascalenses: “Esta frota já faz parte da nossa comunidade. São cidadãos de Cascais e nossos embaixadores pelo mundo. No ano em que comemoramos os 650 anos, esta prova vem, reforçar a nossa identidade ligada ao mar e à vela.”

Para José Matoso, presidente do Clube Naval de Cascais que mais uma vez acolhe a prova no concelho com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, antecipou já a quarta edição: “A cada ano que passa temo-nos tornado mais fortes e integrado velejadores com cada vez mais qualidade. Queremos ter-vos de volta no próximo ano!”

Iain Percy, táctico do Artemis Racing realçou que “Cascais é o melhor sítio da Europa para andar à vela”. O bicampeão olímpico, está pela segunda vez  no circuito de RC44,e justifica a sua opinião com "a consistência do vento, todos os dias, é a principal condição para isso, mas a beleza do cenário, ter aqui muitos amigos e velejadores naturais, que entendem este desporto como parte de um povo com experiência de centenas de anos no mar". Percy abordou ainda o projecto Bart’s Bash que homenageia o malogrado Bart Simpson, seu proa da classe Star: “No dia 21 de Setembro, vamos celebrar a vida fazendo o maior evento de vela alguma vez realizado. Em todo o Mundo à mesma hora, levamos a cabo uma regata que serve de homenagem ao Bart”, referiu visivelmente comovido. Em Portugal, três clubes já se associaram à iniciativa, o Clube Naval de Cascais, o Clube Naval do Funchal e o Clube Naval da Horta, num total de 500 clubes inscritos no mundo inteiro.

Andrea Pozzi, da Bombarda Racing (ITA42) é o velejador estreante nesta edição do RC44, mas já considera a embarcação como “extraordinária”.
“Uma vez que encontremos o equilíbrio entre tudo o que é importante fazer, é só velejar! Para mim é mesmo o melhor barco do mundo”, referiu.

Verdadeiro embaixador de Cascais, Vasco Vascotto, da equipa britânica Peninsula Petroleum Sailing Team (GBR 1), há muito que conhece o mar do concelho e não só: “Sempre que venho a Cascais encontro muitos amigos e há sempre muitas coisas divertidas para fazer. Para mim, o segredo desta competição é não ser o último!”, afirmou, depois de ver fugir a vitória da primeira etapa para a Team Aqua, eterna campeã do tour RC44.

Amanhã, a RC44 Cascais Cup terá início com a disciplina de match racing.

Regatas em direto em www.rc44.com