Está aqui

Resultados do Orçamento Participativo de Cascais 2012 | Mais um milhão de euros para implementar ainda mais projetos

Em resposta à enorme adesão da população ao processo do Orçamento Participativo de Cascais 2012, no âmbito do qual foram colocados a votação 32 projetos que granjearam um total de 23.198 votos válidos, a Câmara Municipal de Cascais reforçou a verba disponível para implementar os projetos e aumentou o número de projetos a serem levados a cabo. Dos 12 aprovados no ano passado, para os quais foi designada uma verba de 2,1 milhões de euros do orçamento municipal, passam para 16 os projetos a implementar e que foram propostos pelas populações. A verba disponível passa de 1,5 para 2,5 milhões de euros.

O Orçamento Participativo de Cascais é um exercício de cidadania participativa que, em Cascais, conseguiu este ano obter um número record de sempre num processo do género.


Foi muito concorrida a tarde de hoje no Centro de Congressos do Estoril. Sala cheia para conhecer os projetos mais votados entre os dias 20 de setembro e 20 de outubro e que correspondem a propostas da população para melhorar o espaço público e reforçar ou melhorar a oferta em termos de equipamentos culturais e desportivos. Ao longo dos 31 dias de votação, 23.198 munícipes e demais interessados na concretização dos projetos propostos votaram para que o seu fosse vencedor e, consequentemente, implementado.


Em cima da mesa esteve, desde logo, a concretização de todos os projetos possíveis até 1,5 milhões de euros, sendo o valor máximo por projeto de 300 mil euros. Pela qualidade e pela abrangência da participação deste ano, a Câmara Municipal de Cascais anunciou hoje que a verba disponível vai ser reforçada em um milhão de euros, aumentando assim para 2,5 milhões de euros, o que significa que vai ser possível concretizar os 16 projetos mais votados (ver lista abaixo). Em relação aos restantes projetos, 4 serão considerados no próximo orçamento municipal e outros 7 serão incluídos no plano de atividades da autarquia. 


“De um ano para outro triplicamos o número de votos e aumentamos o valor de orçamento disponível para 2,5 milhões de euros. Em termos de valor real, este é um dos Orçamentos Participativos mais altos do país”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Neste momento podemos  afirmar que Cascais é um concelho de todos, mais confiante, mais participante e mais solidário. Dou os parabéns e obrigado a todos os que ousaram fazer a diferença”, afirmou o autarca no fim da sessão.


Também em 2011 o número de projetos a implementar dobrou, passando de seis para 12, sendo que estão já em fase de implementação o Parque infantil inclusivo no Bairro do Navegador (Cascais), em obra; a requalificação da Avenida Aníbal Firmino Silva (Carcavelos), em obra; o projeto “Crianças à sombra” (nas escolas) a iniciar em breve; a criação de uma zona coberta multiusos da Associação Jerónimo Usera (Alcabideche), a iniciar-se em breve; o Parque das Gerações (Estoril) a iniciar-se; e a requalificação da Praça da Carreira (Estoril), a iniciar-se. 


Lista dos projetos mais votados:


1º - OP 26 - Espaços lúdicos inclusivos – Malveira da Serra - 2510 votos
2º - OP 12 Espaço Comunitário – Bairro das Faceiras - 2487 votos
3º - OP 18 Dog Park (Parque Canino) em São Pedro do Estoril - 2418 votos
4º - OP 03 Um projeto de eco-intervenção na Escola Fernando Lopes Graça - 2204 votos
5º - OP 22 Requalificação da SMUP (Sociedade Musical União Paredense) - 1907 votos
6º - OP 04 Passeios da rotunda da Abóboda até ao McDonald’s - 1722 votos
7º - OP 20 Requalificação do terreno junto à Rua Alexandre Herculano, Buzano de Cima - 1346 votos
8º - OP 15 Crianças Protegidas (construção de telheiros para as escolas do 1º ciclo) – Agrup. da Alapraia - 1153 votos
9º - OP 08 Mountain Bike Skill Park no Parque Urbano do Outeiro da Vela - 1118 votos
10º - OP 14 Criação de uma Quinta Comunitária (Hortas Comunitárias) – Quinta da Bela Vista - 812 votos
11º - OP 28 Arranjo do passeio da Rua Homem Cristo (Estação da CP até Creche Paroquial) São João do Estoril - 662 votos
12º- OP 27 Viva…O Paredão! - 568 votos
13º - OP 19 Requalificação do Quinta do Rato - 478 votos
14º - OP 32 Intervenção paisagística no Vale da Amoreira - 427 votos
15º - OP 01 Rotunda do Carrascal de Alvide - 377 votos
16º - OP 30 Requalificação da Rua do Viveiro - 338 votos


Projetos incluídos no próximo orçamento municipal: OP 05| Travessia pedonal junto à paragem dos autocarros da Escola Frei Gonçalo de Azevedo; OP 06 | Borboletário – Dinamização do espaço e envolvência; OP 07 | Requalificação do Largo da Igreja Conceição da Abóboda; OP 24 | Requalificação da antiga feira de Tires.


Projetos considerados como prioridade logo que haja disponibilidade financeira: OP13 | Requalificação do Jardim Júlio Moreira com coreto; OP16 | Ludobiblioteca (JI-EB1 – Bicesse); OP10 | Requalificação da Estrada da Serra; OP 09 | Campo de jogos público – Bairro Alcaide; OP21| Prolongamento da Rua de acesso ao jardim do Buzano (parque infantil); OP17 | Parque Infantil em Cabeço de Mouro; OP31 | Sinalização no Bairro da Assunção.


Sobre o OP Cascais | Esta é a segunda edição do Orçamento Participativo de Cascais, tendo registado um número recorde de votos: estes mais do que triplicaram em relação à primeira edição (6930). Foram submetidos a votação 32 projetos que estiveram em exposição no site da CMC, Espaço OP (loja gentilmente cedida por particulares) no Largo Camões, Cascais, e que esteve aberta diariamente das 10h00 às 18h00, e ainda no Paredão Cascais-Estoril, junto à Praia da Poça. A grande novidade do OP 2012 foi a votação que se fez exclusivamente por SMS, sendo que cada voto válido partiu de um SMS gratuito enviado de um n.º de telefone (um n.º = um voto). Na primeira edição, a Câmara Municipal de Cascais entendeu alargar as verbas disponíveis para o Orçamento Participativo 2011/2012 que aumentaram de 1,5 milhões de euros para 2,1 milhões de euros. 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais