Reunião internacional junta parceiros em Cascais para promover turismo de Saúde

Considerado concelho Piloto para o Turismo de Saúde, Cascais acolheu a reunião da Diaverum Internacional. Uma oportunidade para falar de hemodiálise em férias que juntou na Quinta da Marinha 50 representantes de associações de doentes renais e de turismo de todo o mundo, demonstrando que Portugal, e em particular Cascais, são destinos ideais para o Turismo de Saúde.

O encontro da Diaverum Internacional visou promover o contacto entre todos os agentes que tornam possível o “Diálise em Férias”, serviço que assegura a todos os doentes que desejem - dentro do país, mas longe da sua clínica de residência, ou até para o estrangeiro – umas férias complementadas com os tratamentos que necessitam, beneficiando de uma experiência simples, segura e revitalizante. A reunião pretendeu ainda demonstrar que Portugal, e em particular Cascais, são destinos ideais para o Turismo de Saúde, sendo anunciada a abertura de uma nova clínica de hemodiálise no Estoril, fruto da atualização e ampliação da já existente, destinada a garantir serviços dialíticos de primeira qualidade, quer para os habitantes como para os estrangeiros que escolhem esta região para fazer turismo.

Presente na reunião, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acolheu os participantes: “Nós em Cascais temos como missão tornar o nosso concelho como o melhor local para se viver um dia, uma semana ou a vida inteira … e para isso é necessário termos parceiros. Neste caso concreto investidores que nos permitam completar a oferta dessa qualidade de vida, para todos aqueles que cá vivem, não só em Cascais como na própria área metropolitana, mas muito especialmente para aqueles que nos visitam, estando Cascais a ultrapassar de ano para ano os seus records de dormidas”, afirmou Carlos Carreiras.

Além das associações renais portuguesas, a APIR e a ADRNP, participaram nesta reunião mais de 15 representantes de associações de doentes renais de países como a Escócia, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Suécia, Polónia, Hungria, Itália, Espanha e China. Participaram ainda algumas agências de viagens dedicadas ao Turismo de Saúde, proveniente de países como França, Inglaterra, Holanda, Rússia e Grécia, para além de Portugal.

Destaque para a presença Dani Gallego, doente renal que apresentou o tema “Um doente em diálise que viaja pelo mundo”. Para Dani a diálise não tem sido obstáculo para viajar pelo mundo: “Gosto muito da Ásia e todos os anos viajo. Já estive em países como a Índia onde fui durante um mês de mochila às costas, mas também já visitei a Islândia, Filipinas, Japão, Caraíbas, Estados Unidos, Canadá. Sempre posso viajo!” Para Dani Gallego a grande mensagem aos doentes renais que necessitam de hemodiálise é que “se mexam. Podem sair de férias mesmo que dependam de uma máquina para viver essa máquina podem encontrá-la em todo o mundo!”

Com 10.000 doentes renais em Portugal, a questão da hemodiálise é fundamental sobretudo se se pretender assegurar a melhor qualidade de vida possível. “Por norma qualquer doente renal, a partir do momento em que tem de ir três vezes a uma clínica, deixa de fazer férias”, explica André Freitas, responsável pelo programa global da diálise em férias. Uma situação que a Diaverum procura inverter, promovendo “a liberdade de movimentos aos doentes”, porque, como “é fácil fazer diálise em férias. Há clínicas em todo o mundo e agências de viagens especializadas que tratam de toda a documentação e há também municípios como Cascais que são municípios-piloto no turismo médico e que se estão a preparar para serem destinos de eleição [também] para receberem doentes”, acrescenta o responsável.

Maria do Céu Garcia, responsável pelo projeto de criação da plataforma “Turismo de Saúde” no município de Cascais salientou a importância do encontro internacional da Diaverum, líder mundial de tratamentos de hemodiálise: “estão aqui os principais decisores na área do turismo de hemodiálise para perspetivar a vinda de grupos de turistas para o nosso concelho, além de aqui realizarem atos médicos. É o afirmar do Turismo de Saúde no desenvolvimento da nossa economia, na sequência do trabalho que temos desenvolvido e em que Cascais é um município-piloto.”

Para Joaquim Cunha, da Health Cluster Portugal, “estamos no bom caminho. O facto de termos aqui em Cascais uma reunião de uma líder mundial como a Diaverum, traz um contributo interessante nesta área e projeta o nome de Portugal e de Cascais não só como destino turístico para os doentes renais crónicos, mas também por outras pessoas que queiram viajar e necessitem de cuidados de saúde”. Para Joaquim Cunha há agora que trabalhar melhor a divulgação das potencialidades do país e do concelho lá fora, junto dos potenciais clientes: “Nós temos uma boa oferta de cuidados de saúde (…) falta passar esta imagem, pelo que o grande desafio é a promoção!”

Sobre a DIAVERUM | A Diaverum é uma empresa sueca privada que se distingue pelos cuidados médicos renais de primeira qualidade que presta a nível mundial. A Diaverum está presente em Portugal, onde disponibiliza cuidados renais a cerca de 2.900 doentes nas suas 25 clínicas, fazendo parte da rede de prestadores convencionados do Ministério da Saúde.
A primeira clínica de diálise abriu em Lund, na Suécia, em 1991, quando a Diaverum integrava o então Grupo Gambro Healthcare, reconhecido mundialmente. A empresa detém mais de 289 clínicas a nível global tratando 24.400 doentes em 18 países da Europa, América Latina, Médio Oriente ou Austrália. A Diaverum chegou a Portugal em 2007 sendo atualmente responsável por 25 clínicas do norte a sul do país, sob a Direção Médica Nacional do Prof. Doutor João Frazão. Em 2013 a Diaverum Portugal situou-se no primeiro lugar mundial em performance clínica.