Sacos para lanche | Alunos da EB1 de S. João do Estoril e EB de Manique

A Câmara de Cascais entregou esta quarta-feira, 18 de janeiro, sacos para lanche a alunos da EB1 de S. João o Estoril e da Escola Básica de Manique. A iniciativa integra o programa “O Meu Lanche”, totalmente financiado pela autarquia, que arrancou há um ano nas escolas da rede pública do concelho.

A manhã foi animada entre as centenas de alunos do ensino básico que receberam os sacos para o lanche. Numa conversa com o vereador da Câmara de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, todos saber que alimentos deve conter uma alimentação saudável.

O programa “O Meu Lanche” tem como objetivos “promover uma alimentação saudável e apoiar as famílias mais carenciadas do concelho. Com este programa o lanche sai mais barato às famílias e ainda as ajuda na logística diária, uma vez que não têm de se preocupar em preparar o lanche para as crianças”, referiu o vereador Frederico Pinho de Almeida, salientando que o mais importante é promover uma alimentação saudável, seja no lanche que venha de casa ou no que é fornecido na escola.

O diretor do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril destacou o papel da autarquia no que respeita “às ementas que são servidas nos refeitórios das escolas e no trabalho que está por detrás da Câmara”. José Loureiro realçou que “a autarquia tem-no feito de uma forma correta e adequada”.

Primeiro na EB1 de S. João do Estoril e, logo a seguir, na Escola Básica de Manique, onde nem o frio afastou os alunos do pátio. Cantaram o hino da escola e, já depois de receberem o seu saco para lanche, as crianças jogaram à bola.

“Acho importante que os nossos alunos estejam sensibilizados para alimentação correta. Muitas vezes são as crianças que ensinam em casa, e que fazem pressão com os pais, para que a alimentação seja saudável”, referiu  Sílvia Lemos, diretora do Agrupamento de Escolas de Alapraia.

Estes sacos para lanche permitem a distribuição dos alimentos de forma organizada e personalizada.

O programa “O Meu Lanche” tem sido um verdadeiro sucesso, contando neste momento com uma adesão de 3162 alunos, proporcionando a todos os alunos aderentes o acesso a um reforço alimentar a meio da manhã e a meio da tarde nas escolas da rede pública do pré-escolar e do 1º ciclo.

De realçar que dos 3162 alunos que aderiram ao programa até ao momento, 55% têm acesso gratuito, uma vez que se encontram abrangidos pelo Escalão A da Acão Social Escolar. Os alunos que integram o Escalão B usufruem de um desconto de 50%, contribuindo apenas com €0,25 por lanche. Os restantes alunos, que se enquadram no Escalão C pagam €0,50.