Semana da Proteção Civil de Cascais conquistou público para conhecer melhor diversas entidades de segurança, socorro e salvamento

Sob o tema "Cascais um Concelho resiliente" decorreu durante toda a semana, de 25 de fevereiro a 3 de março, no CascaiShopping, a Semana da Proteção Civil de Cascais. Pelo segundo ano consecutivo, as entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais deram a conhecer as suas atividades. Testaram também a capacidade de resposta em caso de sismo, num simulacro que se realizou a 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil.

Com stands em diversos pontos no interior do centro comercial, a exposição que contou com a participação das corporações de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, Carcavelos - S. Domingos de Rana, Estoril, Parede e Cascais; PSP; GNR; Polícia Marítima; Polícia Municipal; Cascais Ambiente; BARC - Brigada Autónoma de Resgate Canino; ECRA- Equipa Canina de Resgate do Algarve; ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Forças Sanitárias; Autoridade de Saúde; Exército Português; Serviços de Estrangeiros e Fronteiras; MotoClube de Cascais; Câmara Municipal de Cascais e Sonae Sierra.

Dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, diversas entidades participaram num simulacro de sismo, exercício que serviu também para testar a capacidade de resposta da proteção Civil e da Unidade de Segurança Interna do CascaiShopping. Um exercício que demostrou existirem algumas dificuldades sobretudo a nível de comunicações entre o exterior e o interior do centro comercial e que carecem ser resolvidas com a maior brevidade possível. Também o reconhecimento do terreno colocou os meios à prova, obrigando melhor identificação do local por parte das entidades intervenientes.

“Acima de tudo este exercício serviu para testar aquilo que funciona menos bem”, esclareceu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Estou certo que caso uma situação destas ocorra estes homens e mulheres estarão mais do que preparados para prestar uma resposta mais rápida e eficiente.
Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, entidade parceira da Câmara Municipal de Cascais nesta iniciativa, considera que “vale muito a pena realizar este tipo de atividades com uma escala tão abrangente, porque é uma forma de chegar a muitas pessoas. Trouxemos cá mais de 20 escolas com os seus professores, alunos esses que trazem depois os pais para mostrar o que aprenderam. Acho que conseguimos chegar a imensas pessoas e chamar a atenção para a forma como devem reagir perante situações de risco”.

Durante a semana e no fim de semana, escolas e famílias aproveitaram para assistir a sessões de esclarecimento sobre o que fazer em caso de sismo, testando a sua capacidade de resiliência. Também as demonstrações de intervenções de diversas forças chamaram a atenção de miúdos e graúdos que, assim, ficaram a conhecer como estas respondem em caso de acidente.

Exemplo disso foram as simulações de busca e salvamento com as unidades cinotécnicas da GNR, BARC e ECRA, a ação de sensibilização por parte da GNR ou a intervenção em caso de ameaça biológica, química e radiológica por parte do Exército Português, ou ainda os exercícios realizados pelos corpos de bombeiros como salvamento em grande ângulo, socorro em caso de acidente de viação com recurso a desencarceramento.

Outras atividades realizadas durante a semana:
• Testes com plataforma sísmica, Sessões de sensibilização “Cascais – Concelho resiliente”(nas salas de cinema), pelo Serviço Municipal de Proteção Civil

• Honras de Estado (com cavalos) e Passeio de charrete pela GNR

• Salvamento em grande ângulo, Desencarceramento, Combate a incêndios urbanos, Busca e resgate em espaços confinados, Emergência Pré-Hospitalar, pelos corpos de Bombeiros do concelho.

• Demonstrações cinotécnicas e atividades de busca com os cães e com recrutas juniores (cães bebés que estão a ser treinados), pelo BARC, PSP e GNR
• Medição de parâmetros vitais, todos os dias das 10h00 às 20h00, pela ANAFS

A mascote Wika, criada pela Sonae Sierra para alertar os mais pequenos para as principais regras de segurança na utilização do espaço público foi também uma presença assídua.