Senadora das Filipinas de visita ao concelho: “Cascais entranha-se em nós!”

Pya Caetano, senadora das Filipinas esteve pela primeira vez em Cascais a convite da Câmara Municipal no âmbito das Conferências do Estoril 2013. Volvidos dois anos confessa-se uma verdadeira embaixadora de Cascais, um lugar onde tem regressado mais vezes e que, como diz: “entranha-se em nós!”
“Acho que Cascais se entranha (grows on) em nós. É uma mistura de mar, cultura e cosmopolitismo. É sempre excitante e, ao mesmo tempo um lugar onde nos sentimos confortáveis”, revelou a senadora das Filipinas que esteve recentemente de visita a Portugal.

Assumindo-se uma verdadeira embaixadora de Cascais, Pya Caetano que apoia a candidatura de Cascais a Capital Europeia da Juventude 2018, diz mesmo: “de cada vez que trago alguém a Cascais pela primeira vez gostam sempre”.

Uma reação que para Pya Caetano não é nada difícil de entender, até porque em Cascais, como refere, sente-se “em casa”. O facto de ter família a viver no concelho contribui para que percorra mais vezes a distância superior a 12.200 km que a separa da sua cidade natal, Taguig de Cascais.

“Estou muito feliz por ter vindo a Cascais no âmbito das Conferências do Estoril 2013. Sinto que esta é, de alguma forma, a minha segunda casa”.

Entre os principais atributos que convenceram a senadora filipina a adotar Cascais, está o cenário proporcionado por uma corrida à beira-mar. “Sou uma corredora. Rejuvenesço quando corro e Cascais é o meu lugar favorito do mundo para correr. É refrescante e rejuvenescedor … Quando estou por cá corro à beira mar e cruzo-me com uma variedade de culturas e história e tanto ar fresco: é incrivelmente rejuvenescedor e algo que me fará regressar sempre aqui!”

E haverá seguramente mais motivos para regressar e que podem, num futuro próximo, permitir estreitar laços entre Taguig e Cascais. Com 600.000 habitantes, dos quais 40% são jovens, a cidade natal de Pya Caetano poderá estabelecer com Cascais programas de intercâmbio juvenil.