Seniores de Cascais juntam-se em Festival de Hidroginástica

A Câmara Municipal de Cascais promoveu, dia 9 de outubro, na Piscina da Escola Salesiana de Manique, um festival de hidroginástica para seniores, iniciativa que levou os praticantes da modalidade a confraternizarem com utentes das entidades que, no concelho, integram o projeto Seniores em Movimento.
Foi de festa e muita animação a manhã de hoje na Piscina da Escola dos Salesianos de Manique. Com cerca de 186 participantes de 17 entidades das quatro freguesias do concelho, o Festival de Hidroginástica Sénior, mostrou que, "mesmo quando se é jovem há mais tempo", é possível ter muita qualidade de vida.
Integrado no programa Municipal Seniores em Movimento e visando um envelhecimento ativo saudável, a hidroginástica é praticada com regularidade no concelho por mais de 300 idosos.

"Através deste programa apoiamos a prática desportiva nesta idade mais experiente", explicou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social, acrescentando: "mesmo para quem tem menos possibilidades financeiras, nada justifica ficar em casa!"

Que o digam os participantes bem dispostos e de sorriso estampado no rosto que esta manhã mostaram os frutos do investimento na hidroginástica. "Há umas semanas fui à doutora e ela ficou muito admirada com a minha saúde. Perguntou-se o que ando a fazer... Respondi: hidroginástica e sinto-me bem!", referiu uma das participantes.

Com mais de 300 praticantes, o Programa Municipal Seniores em Movimento possibilita aos idosos o acesso à prática regular de exercício físico na modalidade hidroginástica. Uma resposta que promove nesta faixa da população estilos de vida saudáveis com ganhos em aptidão física, autoestima, relacionamento interpessoal e consequente melhoria da qualidade de vida. Neste programa a Câmara Municipal de Cascais conta com a parceria de seis entidades que dispõem de piscina e que asseguram as sessões: Associação Nacional de Espondilite Anquilosante, CERCICA, Junta de Freguesia de Alcabideche, Associação Humanitária do Bombeiros da Parede ”Amadeu Duarte”, Grupo Dramático e Desportivo de Cascais e a Cascais Envolvente -Piscina da Abóboda.

Cascais conta com cerca de 36.200 pessoas com 65 ou + mais anos. Sendo as freguesias com maior número de seniores as de Cascais/Estoril (12.899) e Parede/Carcavelos (9.037).

Ao longo dos anos, a autarquia tem vindo a investir e disponibilizar aos seus munícipes um vasto conjunto de respostas e serviços orientados para o bem-estar apostando no reforço e qualificação de respostas sociais, ao nível da saúde, atividade física, lazer e aprendizagem que promovem o envelhecimento ativo.

Com a sua aposta em políticas que apoiam as famílias a Câmara de Cascais foi distinguida com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”.