CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sistema de gestão de resíduos de Cascais distinguido com selo “A Smart Project for Smart Cities

Inteligente, amigo do ambiente e capaz de poupar recursos técnicos e financeiros, o sistema de “Gestão de Resíduos e de Sensores de Enchimento das Ilhas Ecológicas” do município de Cascais foi reconhecido com o prémio “Selo - A Smart Project for Smart Cities”. Atribuído pela associação “INTELI - Inteligência em Inovação, Centro de Inovação”, o prémio foi entregue no Centro de Congresso de Lisboa, no âmbito da Green Business Week.

A entrega do prémio decorreu quinta-feira, 5 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, confirmando Cascais enquanto município inteligente que, por via da integração de duas tecnologias inovadoras, através de uma plataforma única, sendo esta conjugação inédita em Portugal (plataforma MAWIS da MOBA e sondas de leitura do nível de enchimento e comunicação à distância da SMARTBIN) reduziu, de forma significativa, o número de quilómetros efetuados, número de circuitos realizados, frequência de recolha, bem como o consumo de combustível associado a estas tarefas, poupando 264 toneladas de emissões de CO2 em 2014.

Recuperando em seis meses o investimento inicial, a Câmara Municipal de Cascais, não só melhorou os serviços, como baixou em 13% os gastos diretos da Cascais Ambiente com a prestação dos serviços de recolha entre 2011 e 2014. Em 2015 vai ser alargado o número de contentores subterrâneos a utilizar a tecnologia de sensores de enchimento.
“A componente económica, por via da eficiência, e a mais-valia ambiental, por via da redução de emissões, ruído e melhoria da qualidade do ar foram fulcrais na avaliação”, salienta Nuno Piteira Lopes, vereador do ambiente na Câmara Municipal de Cascais, que recebeu a distinção.

Principais características do sistema “Gestão de Resíduos da MOBA e Sistema de Sensores de Enchimento das Ilhas Ecológicas da SMARTBIN”:

• Planeamento e otimização dos circuitos de recolha;

• Visualização dos circuitos nas viaturas, através de computadores de bordo;

• Registo automático das recolhas dos contentores através de tag´s – tecnologia RFID;

• Registo de anomalias aquando da recolha de RU Indiferenciado e Seletivo (ex: contentor danificado, contentor sujo, objetos fora-de-uso ou resíduos verdes abandonados na via pública);

• Informação online do nível de enchimento dos contentores.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0