Surf feminino: Melhores do mundo lutam pelo título em Cascais

Carcavelos é, a partir de 1 de outubro, o palco da “corrida ao título [de campeã mundial de surf] mais renhida de sempre”. Uma declaração da Comissária para o Surf Feminino da ASP – Associação Profissional de Surf na conferência de imprensa de abertura do Cascais Billabong Women's Pro presented by Allianz. Cascais mantém forte a aposta no surf.

Reconhecendo que a presente temporada representou para o surf feminino um “salto qualitativo muito grande”, Jessi Milley-Dyer, comissária para o surf feminino da ASP, destacou a excelência do top 17 em competição, do qual se destacam as atuais candidatas ao título mundial de surf feminino que se preparam para arrecadar no concelho, na nona e penúltima etapa do circuito mundial, os últimos pontos antes da final, a ter lugar no Maui.

Sally Fitzgibbons, Carissa Moore e Tyler Wright estiveram ao lado de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Francisco Spínola, promotor e organizador do evento em Portugal, demonstrando não só a ambição de se adiantar na luta pelo título, mas também a satisfação de estar em Cascais.

Igualmente satisfeito com a presença das melhores atletas de surf feminino do mundo, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, afirmou: “Mantemos forte a aposta que temos vindo a fazer no surf que para nós é uma questão de amor e interesse, da paixão que temos pelo mar, pelos desportos náuticos, e de interesse por algo que é mais do que uma prova desportiva, com a vertente social, económica e ambiental".

“Camisola amarela”, que no caso do surf se designa por licra dourada (golden jersey) Sally Fitzgibbons, líder do ranking mundial, mostrou-se feliz por estar de regresso a Portugal. “É recompensador ver que há cada vez mais mulheres na água”, declarou referindo-se ao crescimento da modalidade. A competividade “neck to neck” também é boa: “Estamos a captar mais público e isso é óptimo”. Fitzgibbons vai estrear-se no terceiro "heat" da competição frente à havaiana Coco Ho e à portuguesa Teresa Bonvalot – actual campeã nacional de surf que, tal como em 2013, recebeu um wildcard (convite) para participar na prova. Elogiando a surfista de Cascais, a n.º 1 do surf feminino mundial destacou: "É um prazer competir com a referência local, lembro-me dela muito nova e agora vê-la a fazer o caminho para o topo, acho que vai ser uma adversária difícil".

Única portuguesa em prova, Teresa Bonvalot, de 14 anos, não escondeu a ansiedade de competir frente às maiores do mundo: “isto é um sonho para mim, Quando for mais velha quero estar onde elas estão. Agora vou aproveitar para surfar e aprender com elas”.

A também australiana Tyler Wright, segunda do ranking, colocou a tónica desta etapa na vontade de “surfar bem, divertir-se e aproveitar ao máximo". Mais do que mostrar preocupação com a luta pela vitória - vai defrontar a norte-americana Courtney Conlogue e a havaiana Alana Blanchard, no quarto "heat" - Tyler optou por destacar a hospitalidade das gentes de Cascais: ”as pessoas aqui são fantásticas”.

Para a havaiana Carissa Moore, atual quarta na hierarquia, que assegurou no Guincho o título de campeã do mundo 2013, Cascais tem “boas vibrações” (good vibes), pelo se mostrou “muito feliz por estar de regresso. É excitante a luta pelo título, mas queremos divertir-nos e surfar o nosso melhor”, referiu, preparando-se para defrontar a compatriota Alessa Quizon e a australiana Dimity Stoyle, na segunda bateria da competição.

Promotor e organizador do evento, que tem acesso livre na Praia de Carcavelos até dia 11 de Outubro, Francisco Spínola destacou o facto de Portugal ser hoje “uma das pernas mais importantes do surf mundial. Não temos as melhores ondas mas somos o país mais completo” com ondas para todos os tipos de manobras.

ROUND 4

HEAT 1 – Malia Manuel HAW | Laura Enever AUS