CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sustentabilidade, educação e futuro em debate no 7.º Greenfest | CCE de 9 a 12 de outubro

Conceitos como pegada ecológica, comportamentos sustentáveis, economia cívica, empreendedorismo social, mindfulness e novos paradigmas sociais e energéticos continuam na ordem do dia. Livres do rótulo da ingenuidade, hoje podemos não só sonhar com um mundo melhor, mas também encontrar o nosso próprio “Manual para transformar o mundo”. Este é, aliás, um dos temas em debate naquele que é considerado o maior evento de sustentabilidade do país, o Greenfest, que decorre de 9 a 12 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril.

 

 
Na sua 7ª edição, o Greenfest tem por tema principal “Educação para a sustentabilidade”, sendo organizado pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Grupo Gingko. Este ano haverá um espaço Story Telling para partilha de projetos artísticos inspiradores e para ajudar a recriar ambientes, alguns dos workshops vão decorrer num contentor marítimo remodelado. 
 
Com entradas simbólicas de três euros (10 € para os quatros dias). Gratuito para crianças até aos 12 anos e para seniores (maiores de 65).  O espaço da Greenfair tem entrada livre. Programa integral em www.greenfest.pt
 
E porque não visitar o Greenfest e começar já a pensar no caminho a seguir para estimular, em si, na sua família ou empresa, uma mudança de atitudes e comportamentos em relação ao planeta?
 
Deixamos-lhe aqui 10 passos para no seu dia-a-dia ajudar a promover a sustentabilidade de for capaz de:
 
1. Praticar atividades ao ar livre |  As atividades em contacto com a natureza diminuem o stress. No Greenfest vai encontrar várias alternativas para tornar a sua vida mais saudável.
2. Fazer uma horta caseira | Participe nos vários workshops de plantação de árvores, cultivo de ervas aromáticas, criação de horas e jardins.
3. Usar plantas para purificar o ar de sua casa | Ao visitar o Greenfest vai verificar que dentro do Centro de Congressos do Estoril, as plantas são parte integrante da decoração do espaço.
4. Do velho fazer algo novoNos cenários do Greenfest, a reutilização é a palavra chave. Caixas de fruta em madeira, paletes e palha transformam espaços vazios em verdadeiras salas de convívio para receber os visitantes.
5. Ser um consumidor informado  |  O poder do consumidor "obriga" as empresas/marcas a terem uma estratégia de sustentabilidade. No Greenfest pode ficar a conhecer as boas práticas de muitas empresas nas mais variadas áreas de negócio
6. Empreender com consciênciaNão basta ter ideias, é preciso saber qual a melhor forma de fazê-las chegar a bom porto. Em muitos dos workshops e conferências do Greenfest, há estratégias e técnicas para tornar os negócios mais sustentáveis.
7. Partilhar o automóvelDar boleia aos vizinhos ou colegas é não só um ato sustentável como pode tornar a sua viagem com companhia muito mais agradável. No Greenfest poderá refletir, em conjunto com especialistas, de como impedir o aumento exponencial do consumo energético (+50% até 2030) com o consequente aumento das emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa que estão a aquecer o planeta.
8. Usar produtos locais e próprios da época na cozinhaNo Greenfest as famílias não foram esquecidos ou não fosse a educação para a sustentabilidade o grande tema. Assim, é possível participar em workshops de culinária e agricultura familiar com o intuito de ensinar a reduzir a pegada ecológica das famílias. 
9. Separar o lixoA separação dos resíduos em papel, metais e plásticos poderá gerar novos produtos reciclados que promoverão, assim, a sustentabilidade do ambiente.
10. Ser criativoNo Greenfest poderá participar na atividade “BE CREATIVE” destinado a famílias e que consiste em exercícios de estímulo à criatividade. Sobretudo na economia doméstica, ser criativo no aproveitamento de restos de refeições ou para transformar roupa que já ninguém usa em peças atuais, reciclar é a palavra de ordem em tempo de crise e o ambiente agradece. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0