Tecnologia e participação dão mais prémios a Cascais

O investimento de Cascais nas novas tecnologias e nas ferramentas de participação e cidadania acaba de ser reconhecido a nível mundial. Vencendo a etapa portuguesa dos prémios World Summit Award (WSA), organizados pela ONU com a aplicação “CityPoints” Cascais vai representar Portugal na busca pelo prémio internacional. Ao mesmo tempo, também as boas práticas ao nível do Orçamento Participativo foram reconhecidas pelo júri dos prémios GIFT- Iniciativa Global para a Transparência Fiscal, entidade internacional liderada pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, entre outras.
“Vai sendo um hábito Cascais ser distinguido”, realça Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal, que não esconde o orgulho pelas boas notícias. “É bom quando somos reconhecidos por outros e, principalmente, quando somos reconhecidos internacionalmente por entidades lideradas pelo Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, OCDE e outras pelas nossas boas práticas”.

Competindo com atores no ecossistema de transparência e prestação de contas fiscal de 13 países (Brasil, Chile, Geórgia, Alemanha, Guatemala, Quênia, México, Nepal, Nigéria, Paraguai, Papua Nova Guiné e Filipinas), Cascais foi destacado por “administrar o Orçamento Participativo por 6 anos, envolvendo mais de 150.000 cidadãos, implementando 88 projetos (obras) no valor de 15.820.000 € e fortalecer a confiança das pessoas nos seus governantes. Além disso, sua metodologia foi replicada em mais de 10 cidades e observada por diferentes continentes”, refere a organização.

O facto de a GIFT - rede global que visa facilitar o diálogo entre governos, organizações da sociedade civil, setor privado e outros atores interessados em encontrar e partilhar soluções para os desafios de transparência fiscal e da participação – considerar o OP Cascais como “a melhor prática do ano de 2017 de Participação Pública em Política Fiscal”, somado a ser este “um prémio de elevado prestígio, atribuído no âmbito de um concurso internacional de grande exigência”, fazem com que Miguel Pinto Luz considere que “todos aqueles que participam e votam no OP estão de parabéns! Estamos ao nível dos melhores. Somos um exemplo para o mundo e isso é um motivo enorme de satisfação para Cascais”.

O reconhecimento mundial assume ainda maior relevo quando se reporta a uma decisão tomada há seis anos para o fomento da cidadania participativa no concelho: “Acreditamos que a democracia tem de dar uma volta e temos de encontrar novas formas de atrair os cidadãos para a decisão na coisa pública e por isso é com enorme orgulho que recebemos esta notícia”, acrescenta o vice-presidente. A entrega do prémio, com a apresentação do OP Cascais, vai ter lugar em Buenos Aires, no âmbito do Encontro Regional de Parceria de Governo Aberto na Argentina, a decorrer entre 20 e 22 de novembro de 2017. Mais sobre o GIFT: http://www.fiscaltransparency.net/

Prémio World Summit Award para Cascais City Points
No plano tecnológico, as notícias deste início de setembro são igualmente muito positivas. Pela terceira vez, Cascais acaba de ser distinguida pelos Prémios World Summit Award (WSA), organizados pela ONU. “Primeiro fomos reconhecidos pelo FIX, uma ferramenta que hoje os munícipes de Cascais já utilizam para apontar os erros e anomalias no território; depois pelo MobiCascais, outra aplicação que também já hoje está disseminada por todos na utilização da mobilidade na urbana no nosso concelho; e agora, uma terceira vez, pelos CitYPoints, uma APP que versa a temática do bom comportamento, das boas práticas dos cidadãos ativos, proativos e que contabiliza os pontos daqueles têm comportamentos que sejam socialmente aprovados, melhores para a sociedade em termos de sustentabilidade ambiental, coesão social e desenvolvimento económico. Também este prémio vem dizer que Cascais está no bom caminho.”

APP inovadora, o CITYPOINTS CASCAIS foi desenvolvida pela CMC em parceria com a empresa InnoWave Technologies, e está já disponível uma primeira versão Android. Em breve, estará igualmente pronta a descarregar a versão IOS.