Teresa Bonvalot vence última etapa da Liga MOCHE

Um dia após completar 16 anos, Teresa Bonvalot conquistou a vitória no Montepio Cascais Pro, a quinta e última etapa da Liga MOCHE 2015, o circuito que define os campeões nacionais de surf. A segunda fase masculina do Montepio Cascais Pro decorre em Carcavelos até sábado.
Já com o seu segundo título consecutivo conquistado, Teresa não quis deixar de colocar um ponto de exclamação na sua brilhante performance, vencendo pela quarta vez este ano uma etapa do circuito nacional.

“É ótimo terminar a Liga MOCHE assim, com uma vitória, em casa, em frente aos amigos, treinadores e família! Acho que mostrei bom surf e gostava de levar esta boa fase para os próximos desafios, com a seleção nacional”, afirmou a jovem campeã.

O Montepio Cascais Pro teve hoje início na praia de Carcavelos, com boas ondas de 1m, vento off-shore e sol, tendo sido realizada toda a prova feminina, bem como a primeira fase da prova masculina.

A realização da prova feminina na íntegra no primeiro dia ficou a dever-se à participação da seleção nacional de surf júnior no campeonato mundial por equipas da categoria, a decorrer domingo nos Estados Unidos. Nessa equipa estão algumas das melhores surfistas nacionais da atualidade, entre as quais a agora bi-campeã, Teresa Bonvalot.

Na final feminina, além de Teresa Bonvalot, estiveram três das surfistas que lutavam pelo vice-título nacional. Com o segundo lugar nesta etapa, Camilla Kemp “roubou” por muito pouco o vice-título a Carina Duarte, que foi terceira (na etapa e no ranking final), à frente de Ana Sarmento, a quarta classificada (quinta no ranking).

Carol Henrique, que começou muito bem o ano e lutava igualmente pelo vice-título nacional, acabou eliminada nas meias-finais, em quinto lugar, a par de Inês Bispo, mas ainda conseguiu subir ao quarto lugar do ranking final.

Na realidade, hoje o dia não correu bem à família Henrique, com o irmão de Carol, Pedro Henrique, a ser igualmente eliminado do Montepio Cascais Pro. O atual campeão europeu de surf foi a grande surpresa do dia na prova masculina, sendo eliminado de primeira nesta derradeira etapa do ano por Marlon Lipke e Justin Mujica, os outros dois únicos surfistas portugueses que conquistaram o título europeu de surf profissional até hoje.

Entre os restantes surfistas em prova, destaque para o líder do ranking nacional, Frederico Morais, que venceu a sua bateria da primeira fase com a melhor onda e o maior total do dia (respetivamente 9,25 e 16,65 pontos), à frente de um regressado à competição Alexandre Ferreira, ex-vice-campeão nacional. Os outros destaques ficaram por conta de Nicolau Von Rupp e Vasco Ribeiro, ambos com totais acima dos 15 pontos em 20 possíveis.

O Montepio Cascais Pro é a quinta etapa da Liga MOCHE 2015, circuito que distribui mais de 70.000€ de premiação aos surfistas ao longo do ano.

Eventos paralelos
Ao nível dos troféus paralelos, o Montepio Cascais Pro conta com a habitual Renault Expression Session, um espetáculo à parte em que só a melhor manobra interessa para a vitória, sendo atribuídos, nas cinco etapas, 2.500€ anuais aos seus vencedores.

Também em disputa nesta última etapa está o Ramirez Junior Award, um troféu que premeia os melhores juniores da Liga MOCHE com 2.500€ anuais e que conta com objetivos intercalados ao longo das cinco etapas mas que, no caso específico de Cascais, terá o seu foco nos surfistas sub-18 masculinos.
Eventos paralelos (horários sujeitos a alterações, consoante competição e condições do mar):

Sexta Feira, 9 de outubro
10h00 – Acção MOCHE/Surf Rider Foundation, com escolas do concelho de Cascais
11h00 – Aula de Surf Renault (30 participantes)
15h00 – Aula de Surf MOCHE, com escolas do concelho de Cascais
16h00 – Aula de Surf Renault (30 participantes)
17h00 – Renault Expression Session
21h30 – Allianz Portuguese Surf Film Festival (Casa das Histórias Paula Rego)

Sábado, 10 de outubro
12h00 – Aula de Surf MOCHE
14h00 – Final masculina do Montepio Cascais Pro e coroação do campeão nacional
15h00 – Cerimónia de entrega de prémios do Montepio Cascais Pro
20h00 – Jantar de encerramento da Liga MOCHE e Portugal Surf Awards (acesso reservado)

Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em direto no MEO Kanal 202020; pela internet, em www.liga.moche.pt ; na app mobile Surf MOCHE, bem como na RTP e n’A Bola TV, através de resumos dedicados.

O Montepio Cascais Pro é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Montepio, Allianz Seguros, Renault, Montepio, Ramirez, Red Bull, o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, os parceiros oficiais RTP, GO-S.TV e Puro Feeling, bem como os media partners Mega Hits, A Bola, Surf Portugal, ONFIRE e Beachcam, contando também com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.