CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Turismo e Envelhecimento em debate no Centro de Congressos do Estoril

Pela primeira vez na Europa o impacto do envelhecimento na indústria turística global e as oportunidades de investimento decorrentes desta nova realidade demográfica foi tema de uma Conferência Internacional. Subordinada ao tema Tourism & Ageing o encontro de académicos e empresários termina hoje, dia 28 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril. Dia 29 os participantes vão conhecer a realidade concelhia no âmbito de uma visita organizada pela autarquia.
Área em franca expansão, o turismo entre os cidadãos acima dos 65 anos interessa cada vez mais não só académicos, mas também grupos empresariais e comunidades. 
 
Dadas as suas características muito específicas, as viagens realizadas pelos “baby boomers”, ou seja os nascidos entre 1946 e 1964, merecem especial atenção, particularmente porque, como  realçou Ian Patterson, da universidade australiana de Queensland, “as pessoas têm mais tempo livre, são mais saudáveis do que eram antigamente e tem mais dinheiro para gastar”. 
 
O desafio é cativar esta fonte de investimento com propostas turísticas interessantes “em que as pessoas tomam parte da aventura”, destaca o académico que esteve pela primeira vez em Portugal para falar sobre o tema que tem ocupado grande parte da sua vida e que deu voz à primeira intervenção na conferência Tourism & Ageing com o seminário “Tendências Futuras nas Viagens da População Sénior: do compromisso do planeamento da viagem para experiências independentes vividas”.
 
Dividida por dois dias, a conferência representou uma excelente oportunidade para Portugal, e também Cascais, se posicionar como destino preferencial nas vertentes estratégicas do Turismo Médico, de Saúde e Bem-Estar e Turismo Sénior. 
 
“Em Portugal, em 2013, foram gastos por estrangeiros 29 milhões de euros por dia, em restauração, hotéis, comércio e serviços”, referiu, na abertura da conferência, Adolfo mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, complementando: “2013 foi o melhor ano de turismo em Portugal e estamos a crescer”. 
 
Colocando a tónica na capacidade de Cascais para receber bem, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, destacou o investimento municipal não só na adoção de boas práticas na área do turismo, mas também na criação de infraestruturas e na coordenação de esforços, por exemplo, ao nível do desenvolvimento do “Health Cluster” e da uma plataforma de turismo de saúde e bem-estar.
 
Este foi, aliás, um dos temas muito abordado merecendo intervenções sobre “Turismo de Saúde e Desenvolvimento Regional”, “Climatologia, Saúde e Desenvolvimento”, “Mercado Sénior e de Bem-estar” e “Europa, O Melhor Destino para Seniores“, entre outras asseguradas por especialistas nacionais e estrangeiros. 
 
Além da componente académica, foi dinamizado um conjunto de mesas redondas temáticas com especialistas mundiais, dirigidas a profissionais, entidades regionais e locais e indústria. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0