CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

UCC Cascais finalista do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015

Na categoria de “Melhor Intervenção Com Impacto Social”, a Unidade De Cuidados Continuados de Cascais-Maria José Nogueira Pinto, situada na Aldeia de Juso, é um dos 52 projetos finalistas candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Localizados em 18 concelhos de todo o país, vão agora ser avaliados pelo júri que divulga a 15 de abril, no Palácio Nacional de Queluz, quais os projectos vencedores.
Um dos oito projetos finalistas na área de “Edifícios Reabilitados com Impacto Social” e exemplo notável de reabilitação/reconversão de um edifício de escritórios abandonado (antiga sede da Standard Eléctrica), o equipamento é gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
 
Projeto de autoria do arquiteto Miguel Saraiva, a reabilitação do edifício ficou concluída em 2012 com recurso ao Fundo de Investimento Imobiliário Fechado "Santa Casa 2004". A sua total reconversão permitiu destiná-lo a uma área de grande carência nos dias de hoje “numa sociedade envelhecida, com necessidade de libertar os Hospitais de pacientes que precisam apenas de cuidados continuados, aumentando assim a sua operacionalidade”, tal como refere o site do prémio.
 
Destacando o elevado número de candidaturas e a sua dispersão geográfica pelo país, António Gil Machado, diretor do prémio, acredita ser este um indicador de que a “reabilitação urbana não se limita apenas às duas principais cidades (Lisboa e Porto)”, mostrando que “reabilitar é uma atividade que deixou de ser residual e é agora generalizada”.
 
Organizado pela revista Vida Imobiliária e pela imobiliária Promevi, com o apoio do Governo e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana vai na sua 3.ª edição e, este ano, será entregue no âmbito da II Semana da Reabilitação Urbana Lisboa . 
 
O júri inclui os arquitetos João Carlos Santos e João Pedro Falcão de Campos, o economista Augusto Mateus e os engenheiros Vasco Peixoto de Freitas e Manuel Reis Campos.
 
Como Lisboa é a cidade anfitriã do prémio, a organização irá atribuir uma distinção para o melhor projeto de reabilitação urbana na capital, sendo ainda conferidas menções honrosas para o melhor projeto com área inferior a mil metros quadrados, para a melhor intervenção de restauro e para a melhor solução de eficiência energética.
 
Projetos por zona geográfica
Lisboa: 18 
Porto: 11 
Cascais/Estoril e Sintra: 4 
Ponte de Lima: 4 
Braga e Póvoa de Varzim: dois projetos cada
Alpiarça, Barcelos, Évora, Guarda, Marinha Grande, Matosinhos, Portalegre, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo e Viseu: um projeto cada.
 
Projetos por área:
Habitação: 19 
Turismo: 15 
Comércio e serviços: 10 
Intervenções com impacto social: 8 
 
Em termos de dimensão, cerca de 58% dos projetos submetidos (30) apresentam áreas inferiores a 1.000 metros quadrados.
 
Sobre a Unidade de Cuidados Continuados de Cascais - Maria Jose Nogueira Pinto | Com capacidade para 73 camas, foi criada no âmbito da reabilitação urbana de um antigo edifício fabril e de escritórios e, de acordo com a memória descritiva do projeto, “uma das principais preocupações (…) foi a manutenção das características volumétricas, optando-se pela intervenção em espaços interiores, em novos revestimentos exteriores e uma adaptação dos novos requisitos essenciais para o funcionamento de uma Unidade de Cuidados Continuados moderna e respeitadora de todas as regulamentações aplicáveis”. Um esforço que, no entender da FundBox, deve ser melhor divulgado junto do público em geral: “esta reabilitação demonstra não se preocupar por diretivas puramente economicistas, mas também pela defesa do património e pela criação de um produto de qualidade”, sustentam os responsáveis.
Localização: Rua Chesol, lote 4, São Gabriel, Aldeia do Juso
 
Clique na imagem e veja a nossa reportagem da inauguração deste equipamento
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0