Vamos construir um Laço Azul na Baía de Cascais | 27 de abril

Dia 27 de abril participe na construção de um grande laço azul na Baía de Cascais para assinalar abril como o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

A partir das 13h30 a Baía de Cascais será palco de uma manifestação de cidadania e de afirmação dos direitos da criança e da juventude. Será formado um Laço Azul Humano, que assinalará a iniciativa Abril Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

A Câmara Municipal de Cascais junta-se à CPCJC – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais - nesta campanha que tem âmbito nacional e que pretende consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

Para dar força a esta mensagem, Cascais junta-se assim aos milhares de pessoas que durante o mês de abril, em vários locais icónicos do país, vão formar laços azuis. O apelo é dirigido a trabalhadores e residentes, instituições, crianças e jovens que estão convocados a participar na realização de um grande “Laço Azul Humano”. Importante é trazer uma peça de roupa azul, símbolo associado à prevenção dos maus-tratos contra crianças e jovens.

Este momento contará com um espetáculo de batuques protagonizado pela Escola Frei Gonçalo Azevedo e pela Ludoteca da Galiza, bem como um momento de magia.

Programa|

13h30 - Grupo Bloco Oxalá Mirim – Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo
13h45 - Magia com Rui Cruz
14h10 - Grupo Tambóra – Ludoteca da Galiza
14h25 - Discursos (Presidente da CPCJC e CMC)
14h30 - Formação do Laço Humano:Hino Laço Azul

Leitura dos Direitos da Criança – Crianças do Centro Social Paroquial de São Domingos de Rana

Sobre o Laço Azul (Blue Ribbon) | A ideia nasceu em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Sobre a CPCJ de Cascais | Instituição oficial não judiciária é constituída por diversas instituições, que se constituem simultaneamente como entidades promotoras desta iniciativa, a saber: Câmara Municipal; Serviço Local da Segurança Social; Ministério da Educação e Ciência; Ministério da Saúde; Fundação “O Século”; Santa Casa da Misericórdia de Cascais; Federação das Associações de Pais; Clube Gaivotas da Torre; Polícia de Segurança Pública; Guarda Nacional Republicana; Assembleia Municipal; Casa da Encosta; Junta de Freguesia de Cascais Estoril; Centro Paroquial do Estoril; Associação Mimar; Centro Paroquial e Social de S. Domingos de Rana; Associação Jerónimo Usera; Aldeias SOS Bicesse; Associação Rota Jovem.