Vasco Ribeiro em 5º no Allianz Billabong Pro Cascais | Kolohe Andino vence no Guincho

Vasco Ribeiro, cascalense de 20 anos, ficou em 5º lugar no Allianz Billabong Pro Cascais. Vasco Ribeiro apenas caiu nos quartos-de-final contra Kolohe Andino, que viria mais tarde a vencer a prova. Andino, de 21 anos, venceu a final na Praia do Guincho contra o brasileiro Caio Ibelli.
Com este resultado, Vasco Ribeiro garantiu o acesso ao MOCHE Rip Curl Pro Portugal, através do convite MOCHE Wild-card, por ser o atleta da equipa MOCHE melhor qualificado no Qualifying Series. Vasco Ribeiro totalizou 5200 pontos alcançando o top 30 do circuito de acesso ao World Championship Tour (CT).

Na primeira bateria do dia, Vasco Ribeiro não conseguiu a pontuação necessária para bater Kolohe Andino, atleta do CT, marcando 7,27 pontos contra os 11,67 de Andino. Surfista de Cascais, Vasco Ribeiro não escondeu a “enorme satisfação por ter conseguido aqui um bom resultado, na praia onde treino todos os dias”.

“Claro que queria ter passado mais uns heats, mas a verdade é que consegui aqui o meu melhor resultado do ano. Ainda há 3 campeonatos até ao fim do ano, e estou concentrado em dar o meu melhor naqueles que faltam,” acrescentou.

Kolohe Andino, que já tinha registado a melhor pontuação e a melhor onda do campeonato na primeira semifinal contra Patrick Gudauskas (18,30 e 9,80 respectivamente), não deu hipóteses a Caio Ibelli na final. Com uma pontuação total de 16,57, deixou o seu adversário a precisar de uma combinação de duas ondas. Até ao final da bateria, Caio Ibelli não conseguiu aumentar a sua pontuação de 11,97.

Com duas ondas excelentes (acima dos 8 pontos), Ibelli batera o seu conterrâneo Wiggolly Dantas na segunda semifinal, com 17,40 pontos que deixaram o surfista do CT a precisar de uma combinação de duas ondas, terminando com uma pontuação insuficiente de 12,60.

Com a vitória no Allianz Billabong Pro Cascais, Kolohe Andino passou para a liderança do Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que premeia com USD 25.000 o surfista com a melhor pontuação nos três campeonatos em Portugal: O SATA Azores Pro, o Allianz Billabong Pro Cascais, e o MOCHE Rip Curl Pro Portugal, que decorre entre 20 e 31 de outubro em Peniche, tendo Cascais como palco alternativo.

Resultados completos do Allianz Billabong Pro Cascais em: worldsurfleague.com/allianzbillabongprocascais