“Vela Sem Limites” comemora 10 anos com lançamento de livro e distinção de Charles Lindley

O projeto “Vela Sem Limites” celebrou 10 anos de atividade. A cerimónia de comemoração da data decorreu no sábado, 24 de outubro, no Clube Naval de Cascais, onde Charles Lindley, mentor deste projeto que possibilita às pessoas com deficiência a prática da modalidade náutica, recebeu uma medalha pelas mãos de Kirsty Hayes, embaixadora do Reino Unido em Portugal.

Na cerimónia foi também apresentado o livro “10 anos de Vela Sem Limites”, promovido pela Câmara Municipal de Cascais com a parceria do Clube Naval de Cascais e da CERCICA, que retrata os principais momentos deste projeto de inclusão através da vela adaptada.

Alargando a festa do décimo aniversário a toda a população, dezenas de pessoas, independentemente da idade ou deficiência, inseridas em instituições ou a título particular participaram no IX Encontro de Vela Sem Limites e assistiram aos vários momentos que assinalaram a data.

“Uma homenagem do seu país de nascença” para alguém “que é um dos nossos” mencionou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Isto porque, como diz, apesar de todos – desde os voluntários, o Clube Naval de Cascais, a Cercica, aos colaboradores mais pontuais – serem fundamentais, “é preciso alguém que seja líder, que tenha a ideia, que a continue a manter e a ter uma enorme entrega ao projeto”.

Reconhecido pelo seu empenho e dedicação, Charles Lindley garantiu estar “muito emocionado” com a atribuição da medalha mas relembra que “este é um reconhecimento do trabalho que todos desenvolveram”.

Para reconhecer a força de vontade dos vários jovens participantes foram entregues os prémios do VII Troféu Brisa Access 303, uma prova onde pessoas sem deficiência embarcaram com os participantes detentores de deficiência.

Mais do que vela, desporto ou falar de cidadãos com deficiência, a festa do décimo aniversário do projeto Vela Sem Limites foi uma forma de realçar a força dos vários jovens participantes. Exemplos inspiradores que provam diariamente que não há impossíveis.