VHILS é parceiro do Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais

Cascais vai ganhar um novo museu. O MARCC, Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais, tem apresentação pública no dia 27 de setembro, às 21h00, e resulta de uma parceira entre o município de Cascais e Alexandre Farto Aka Vhils, o mais conceituado artista português de arte urbana.

Localizado no Bairro dos Museus, o MARCC vai ocupar cerca de 1700m2 num espaço que fica localizado por baixo da praça D. Diogo de Menezes em Cascais (esta praça, da autoria do Arq. Miguel Arruda, é prémio Mies Van der Rohe), perto da Marina de Cascais.

Será no MARCC que Vhils vai depositar, em acervo, a sua coleção pessoal de peças de arte urbana e contemporânea, ao qual se irá juntar inúmeras obras de arte a adquirir pelo Município que, em conjunto, irão formar o núcleo fundador do museu.

Como vai ser o MARCC, quantas e quais obras de arte da colecção Vhils, que outras obras serão adquiridas pelo Município, qual o investimento total, qual a visão de Vhils para a curadoria do museu, que artistas vão integrar o núcleo fundador e, sobretudo,  que objectivos, que programação e qual a identidade do Museu, tudo isto será divulgado na próxima quarta-feira, dia 27, às 21h30, no MARCC.

Vhils está a criar uma obra efémera numa parede construída propositadamente para esta apresentação pública (esta obra irá desaparecer quando entrarem as obras da colecção pessoal do artista), que terá intervenção dos arquitetos, do Presidente Câmara Municipal de Cascais, e, claro, de Vhils.

A apresentação irá dar lugar, posteriormente, a um concerto do DJ Ride.

Duas horas antes realiza-se também a apresentação pública do AIR351, projecto do Prof. Luís Campos e Cunha (ex-Ministro das Finanças)

27 Setembro | 19h30 | Apresentação do AiR351

A AiR 351 será a primeira organização em Portugal exclusivamente dedicada ao acolhimento de artistas internacionais na área das Artes Visuais. A AIR 351 – Art in Residence é uma organização independente e sem fins lucrativos. Enquanto residência artística internacional visa o desenvolvimento profissional de artistas e de curadores, que ali realizarão residências com a duração variável entre 3 e 12 meses, embora o seu objetivo último seja o de contribuir para a expansão da massa crítica local no mundo das artes plásticas.